Caboclo - Repositório Institucional UFRB EDUFRB - Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia EDUFRB - Grandes Áreas do Conhecimento CNPq EDUFRB - Multidisciplinar - Livros
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Neilton da-
dc.creatorAndrade, Elane Silva de-
dc.date.available2015-03-18T18:23:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn9788561346546-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/877-
dc.descriptionSILVA, Neilton da; ANDRADE, Elane Silva de. Pedagogia hospitalar: fundamentos e práticas de humanização e cuidado. Cruz das Almas: EDUFRB, 2013. 191 p.-
dc.descriptionPrefácio de Daniela Santana Reispt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.titlePedagogia hospitalar: fundamentos e práticas de humanização e cuidadopt_BR
dc.typeLivro-
dc.description.resumoO debate sobre a Pedagogia Hospitalar se insere no quadro de ampliação dos espaços de atuação dos profissionais do campo de Pedagogia, e procura se estabelecer a partir da relação entre a Educação e a Saúde. Além desses aspectos, este campo emergente de atuação do pedagogo advoga a favor dos direitos das crianças e dos adolescentes hospitalizados que, acometidos por uma patologia aguda ou crônica, têm seus momentos de brincadeira e de aprendizado cerceados, ficando longe da família e da sua rotina no âmbito das instituições nas quais transita cotidianamente. Em função da natureza do espaço laboral mencionado, o pedagogo é chamado a desenvolver ações educativas pautadas no cuidado, sob o intento de ajudar na promoção da saúde dos sujeitos enfermos no sentido de que, em meio ao frio, a tristeza, o medo e a dor, possam encontrar a motivação e uma saída prazerosa para viver e sorrir, até que chegue a hora de voltar para casa. No entanto, é válido salientar que a complexidade inerente à Pedagogia Hospitalar suscita uma formação necessária para uma atuação consciente, humana e ética por parte dos pedagogos, impondo-lhes a demanda de construírem e de fazerem uso dos saberes da experiência, articulados aos saberes científicos, pedagógicos e transversais, para uma atuação segura, dinâmica e coerente.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):EDUFRB - Multidisciplinar - Livros

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia_Hospitalar_Fundamentos_Livro_2014.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.