Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/877
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Neilton da | - |
dc.creator | Andrade, Elane Silva de | - |
dc.date.available | 2015-03-18T18:23:00Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.isbn | 9788561346546 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/877 | - |
dc.description | SILVA, Neilton da; ANDRADE, Elane Silva de. Pedagogia hospitalar: fundamentos e práticas de humanização e cuidado. Cruz das Almas: EDUFRB, 2013. 191 p. | - |
dc.description | Prefácio de Daniela Santana Reis | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Educação e saúde | pt_BR |
dc.title | Pedagogia hospitalar: fundamentos e práticas de humanização e cuidado | pt_BR |
dc.type | Livro | - |
dc.description.resumo | O debate sobre a Pedagogia Hospitalar se insere no quadro de ampliação dos espaços de atuação dos profissionais do campo de Pedagogia, e procura se estabelecer a partir da relação entre a Educação e a Saúde. Além desses aspectos, este campo emergente de atuação do pedagogo advoga a favor dos direitos das crianças e dos adolescentes hospitalizados que, acometidos por uma patologia aguda ou crônica, têm seus momentos de brincadeira e de aprendizado cerceados, ficando longe da família e da sua rotina no âmbito das instituições nas quais transita cotidianamente. Em função da natureza do espaço laboral mencionado, o pedagogo é chamado a desenvolver ações educativas pautadas no cuidado, sob o intento de ajudar na promoção da saúde dos sujeitos enfermos no sentido de que, em meio ao frio, a tristeza, o medo e a dor, possam encontrar a motivação e uma saída prazerosa para viver e sorrir, até que chegue a hora de voltar para casa. No entanto, é válido salientar que a complexidade inerente à Pedagogia Hospitalar suscita uma formação necessária para uma atuação consciente, humana e ética por parte dos pedagogos, impondo-lhes a demanda de construírem e de fazerem uso dos saberes da experiência, articulados aos saberes científicos, pedagógicos e transversais, para uma atuação segura, dinâmica e coerente. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | EDUFRB - Multidisciplinar - Livros |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia_Hospitalar_Fundamentos_Livro_2014.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.