Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Bacharelado em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4493
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Conflito moral entre ciência e religião no livro didático de Ciências Naturais
Autor(es): Fernandes, Fabricio de Castro
Orientador(a): Matias, Hugo Juliano Duarte
Membro(a) da banca: Ferreira, Rosilda Arruda
Membro(a) da banca: Santana, Uilian dos Santos
Resumo: A relação entre ciência e religião é uma temática histórica que vem ganhando cada vez mais destaque na academia, sociedade e no ambiente escolar. O conflito não é a única forma de relação entre essas áreas, contudo ele é o mais difundido e acaba gerando uma série de problemas na compreensão a respeito dessa complexa relação. Questões envolvendo ciência e religião também se manifestam no ambiente escolar e podem em determinados momentos suscitar problemas no processo de ensino aprendizagem, o que torna a temática importante no ensino de ciências. Desse modo, esta pesquisa visa a analisar a natureza do discurso que relaciona ciência e religião no conteúdo de livros didáticos de ciências da natureza utilizados no ensino médio. Para isso, foi investigada uma eventual presença dessa representação, da ciência em conflito com a religião, em dimensão epistemológica ou moral, no livro didático. Os dados revelam que os livros didáticos assumem diversas concepções a respeito das ciências, algumas mais diversificadas, com discussões repletas de críticas sobre seus métodos e limites. Já em outros momentos as ciências são trabalhadas como um corpo de conhecimento construído de um único modo, com seus métodos, hipóteses e teorias muito semelhantes. Foi identificado que a relação entre ciência e religião na maioria das vezes segue a perspectiva de conflito e de obstáculo/interferência. O conflito moral aparece de forma específica relacionado a determinadas áreas das ciências como a biotecnologia. Diante desses resultados, é evidente a necessidade de uma revisão nos livros didáticos, de modo a promover abordagens mais integradas e contextualizadas da relação ciência e fé.
Palavras-chave: Ciências - Religião - Ensino e aprendizagem
Conflito moral
Livro didático
Formação de professores
Ensino Médio
Resumo em inglês: The relationship between science and religion is a historical theme that has been gaining increasing prominence in academia, society and the school environment. Conflict is not the only form of relationship between these areas, however it is the most widespread and ends up generating a series of problems in understanding this complex relationship. Issues involving science and religion also manifest themselves in the school environment and can at certain times raise problems in the teaching-learning process, which makes the theme important in science education. Thus, this research aims to analyze the nature of the discourse that relates science and religion in the content of natural science textbooks used in high school. To this end, the possible presence of this representation, of science in conflict with religion, in an epistemological or moral dimension, in the textbook was investigated. The data reveal that the textbooks assume diverse conceptions regarding science, some more diverse, with discussions full of criticisms about their methods and limits. At other times, the sciences are worked as a body of knowledge constructed in a single way, with very similar methods, hypotheses and theories. It was identified that the relationship between science and religion most often follows the perspective of conflict and obstacle/interference. Moral conflict appears specifically related to certain areas of science, such as biotechnology. Given these results, there is a clear need for a review of textbooks in order to promote more integrated and contextualized approaches to the relationship between science and faith.
Palavras-chave em inglês: Science - Religion - Teaching and learning
Moral conflict
Textbook
Teacher training
High school
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 17-Dez-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-05-28T22:20:22Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4493
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Bacharelado em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conflito_Moral_Ciencia_TCC_2024.pdf998,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.