Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4484
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Aplicações cotidianas das cônicas: uma proposta de sequência didática sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica
Autor(es): Silva, Glaidon Farias Sudário da
Orientador(a): Ferreira, Danilo de Jesus
Membro(a) da banca: Porto, Julianna Pinele Santos
Membro(a) da banca: Nunes, Amanda Angélica Feltrin
Resumo: As cônicas, desde os estudos de Apolônio até as concepções analíticas contemporâneas, desempenham um papel crucial na compreensão de diversas áreas do conhecimento. Este trabalho visa fortalecer o processo de ensino-aprendizagem por meio de uma revisão bibliográfica dos conceitos e teorias relacionados às cônicas. Será destacada sua importância histórica, relevância na geometria analítica e a apresentação de teoremas fundamentais que aprofundam a compreensão dessas curvas. Além disso, será proposta uma sequência didática, ancorada nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica, buscando a eficácia e acessibilidade para estudantes e professores da educação básica. Serão discutidas as aplicações práticas das cônicas no cotidiano, visando promover uma aprendizagem significativa, incentivando a exploração dessas curvas por meio da experimentação e do raciocínio lógico. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de estratégias palpáveis para o ensino das cônicas, capacitando os alunos com as ferramentas necessárias para compreender e aplicar esses conceitos de forma significativa em sua prática social.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino - Cônica
Geometria analítica - Análise
Seções cônicas - Equações
Pedagogia histórico-crítica
Resumo em inglês: The conics, since Apolônio’s study to the comtemporany analistic’s conceptions, perform a important perfil to the comprehension of a lot of areas of knowing. This work intend fortify the process of teaching-learning across a bibliography of concepts and a teory who relation the conics. Will be highlighted your history importance, analytical geometry relevance and the presentantion of fundamental theorems that deepen the understanding of these curves. Moreover, will be propoused a didactics sequence, based on the assumption from the history critic pedagogy, finding an efficiency and acessibility to the students and teachers from basic education. Will be discussion the pratic enforcement from the conics in the daily, finding promove a learning, encouraging a explore of this curves with experimentation and logical reasoning. Is expected the study help from the development of strategies for the conic’s teaching, enable the students with the necessary tools for comprehension and apliccation of this concepts with a significative way in the social pratics.
Palavras-chave em inglês: Mathematics - Study and teaching - Conics
Analytical geometry - Analysis
Conic sections - Equations
Historical-critical pedagogy
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Data do documento: 28-Jun-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URl da licença Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Acesso Disponível em: 2025-05-27T19:59:37Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4484
Aparece na(s) coleção(ões):CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC-20240815-WA0076..pdfDissertação.1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons