Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4464
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Profissional |
Título: | Situações desencadeadoras de aprendizagem para o ensino de trigonometria |
Autor(es): | Rocha, Ivana de Carvalho |
Orientador(a): | Rocha, Katia Silene Ferreira Lima |
Membro(a) da banca: | Souza, Andrêssa Lima de |
Membro(a) da banca: | Assis, Elias Santiago de |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com intuito de reduzir as dificuldades dos estudantes do 2º ano do ensino médio com o assunto trigonometria, tem como objetivo principal propor situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA), que foram planejadas segundo da teoria histórico cultural de Vigotski, o qual enfatiza que o desenvolvimento cognitivo do estudante se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. As DAS foram elaboradas com a intenção de que os estudantes resolvendo as situações propostas possam com a mediação do professor para desenvolver o pensamento teórico, construir e formalizar os conceitos trigonométricos, além de abordar um pouco dá história da trigonometria, onde os estudantes possam entender a necessidade do seu surgimento. O trabalho é de caráter qualitativo, pois investigará de que forma se dará a aprendizagem através das situações desencadeadoras. Não foi possível a aplicação das atividades por conta da pandemia do Coronavírus. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino SDA (Situações desencadeadoras de aprendizagem) Ensino de trigonometria - Análise Teoria histórico-cultural |
Resumo em inglês: | This work was developed in order to reduce the difficulties of 2nd year high school students with the subject of trigonometry, its main objective is to propose learning triggering situations (SDA), which were planned according to Vigotski’s cultural historical theory, which emphasizes that the student’s cognitive development takes place through social interaction, that is, through their interaction with other individuals and with the environment. The SDA were prepared with the intention that students, solving the proposed situations, can, with the mediation of the teacher, develop theoretical thinking, build and formalize the trigonometric concepts, in addition to addressing a little history of trigonometry, where students can understand the necessity of its emergence. The work is qualitative in nature, as it will investigate how learning will take place through triggering situations. It was not possible to implement the activities due to the Coronavirus pandemic. |
Palavras-chave em inglês: | Mathematics - Study and teaching SDA (Situations that trigger learning) Trigonometry teaching - Analysis Cultural-historical theory |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Data do documento: | 5-Ago-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-05-20T20:11:40Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4464 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Situacoes_Desencadeadoras_Aprendizagem_Dissertacao_2021.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.