Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4418
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Gritos, sangue e facadas: um estudo da evolução do tropo final girl no subgênero do horror slasher
metadata.dc.creator: Arrais, Brunna Caroline Sampaio Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Bastos, Dorotea Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Kaippe Arnon Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Fernanda Martins de
metadata.dc.description.resumo: Durante o final da década de 1970, com o lançamento de Halloween (1978) e sua heroína Laurie Strode, um novo tropo de personagem é inaugurado e popularizado pelo subgênero slasher/stalker: a final girl. Esse tipo de personagem se destaca por ser o único de seu grupo a sobreviver ao ataque perpetuado por um maníaco em série e pode ser classificado enquanto figura idealizada e portadora de características moralizantes. Como objetivo geral do trabalho, buscou-se determinar as escolhas narrativas, materiais e imagéticas envolvidas na concepção dessa personagem e suas principais mudanças ao decorrer do tempo, bem como destacar as potencialidades presentes neste tropo de personagem quando concebidas por uma direção feminina. O percurso metodológico utilizado concentrou-se em duas etapas: a primeira focando-se em revisar os estudos teóricos relevantes ao tema e, a seguinte, preocupando-se em realizar uma análise investigativa de personagens. Para isso, foram elencados dois blocos distintos de análise: o primeiro realizado por meio de lentes masculinas, portanto representantes do cânone; e o segundo, elaborado através de lentes femininas, demonstrando as potencialidades contidas na subversão e reimaginação do tropo. Como resultado, observamos que o tropo não se manteve completamente fiel ao modelo clássico instaurado na década de 1970, demonstrando uma gradual evolução ao decorrer dos anos. Entretanto, foram, predominantemente, nas produções comandadas por uma visão feminina que as potências da final girl alcançaram o seu ápice, em releituras verdadeiramente progressistas das personagens que, longe de serem cúmplices de uma agenda patriarcal, atuam como agentes de destruição dessa mesma ordem masculina e limitadora.
Keywords: Horror
Final girl
Slasher
Representação feminina
Análise de personagem
Abstract: During the late 1970s, with the release of Halloween (1978) and its heroine Laurie Strode, a new character trope is inaugurated and popularized by the slasher/stalker subgenre: the final girl. This type of character stands out for being the only one in his group to survive the attack perpetuated by a serial maniac and can be classified as an idealized figure and bearer of moralizing characteristics. As a general objective of the work, we sought to determine the narrative, material and imagery choices involved in the conception of this character and its main changes over time, as well as highlighting the potentialities present in this character trope when conceived by a female director. The methodological path used focused on two stages: the first focusing on reviewing the theoretical studies relevant to the topic and, the following, focusing on carrying out an investigative analysis of characters. To this end, two distinct blocks of analysis were listed: the first carried out through a male lens, with representatives of the canon; and the second, elaborated through a feminine lens, demonstrating the potential contained in the subversion and reimagination of the trope. As a result, we observed that the trope did not remain completely faithful to the classic model established in the 1970s, demonstrating a gradual evolution over the years. However, it was predominantly in productions led by a feminine vision that the powers of final girl reached their peak, in truly progressive reinterpretations of characters who, far from being accomplices to a patriarchal agenda, act as agents of destruction of that same masculine order. and limiting.
metadata.dc.subject.en: Horror
Final girl
Slasher
Female representation
Character analysis
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Issue Date: 20-Aug-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-12-12
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4418
Appears in Collections:CAHL - Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gritos_sangue_facadas_TCC_2024.pdf2,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.