Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4390
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | Memórias do futuro: se eu quiser desejar o irreal, pode o cinema materializá-lo? |
Autor(es): | Mathieu, Fernanda |
Orientador(a): | Abreu, Ana Paula Nunes de |
Membro(a) da banca: | Franco, Nanci Helena Rebouças |
Membro(a) da banca: | Machado, Eliany Salvatierra |
Resumo: | De todos os setores sociais que o cinema e o audiovisual alcança em influência, dedicamos a seguinte monografia ao da educação. Não exclusivamente no que diz respeito ao aspecto pedagógico, mas também no que cabe a sua viabilidade para a formação individual de indivíduos críticos e socialmente atuantes, influentes. O objetivo central é apresentarmos a defesa, metodologias e resultados de uma iniciativa de curso para jovens estudantes do ensino médio das escolas públicas da cidade de Cachoeira, chamado Voz em Cena. O curso foi elaborado e executado através do reconhecimento do Cinema e do Audiovisual enquanto potentes ferramentas de emancipação social, pelo viés da afirmação das identidades de jovens alunos que venham a contar suas próprias histórias através das imagens e sons. Para tal apresentação, esta monografia parte de um entendimento do campo cinema e educação (educomunicação/arteeducação) para situar a proposta do curso, posteriormente, a partir da defesa freireana da dodiscência descreve-se a construção e os resultados dessa relação educador/educando, e, por fim, aprofundamos a metodologia empregada no curso através das atividades e seleção de material pedagógico ideal. A perspectiva defendida aqui, portanto, é que o cinema enquanto um mediador social pode ser reconstruído como uma cultura de acesso de bases revolucionárias, sendo um importante aliado na reconfiguração de um sistema hegemônico que violenta corpos insurgentes. |
Palavras-chave: | Cinema e educação Arteeducação Educomunicação Visibilidade e representatividade Emancipação |
Resumo em inglês: | Out of all social sectors that the cinema and audiovisual reach in influence, we dedicate the following monograph to the education one. Not exclusively concerning the pedagogical aspect, but also to what corresponds its feasibility to the formation of critical and socially acting and influential individuals. The main goal is to present the defense, methodology, and results of an initiative of courses to young public High School students in the city of Cachoeira called Voz em Cena. The course was elaborated and executed through the recognition of Cinema and Audiovisual as powerful tools of social emancipation by young students’ identity affirmations that may come to tell their own stories through sound and art. For such presentation, this monograph comes from an understanding of cinema and education’s field in order to position the proposal of the course, later, from a Freirean defense of “dodiscência” that describes the construction and teacher/pupil relationship and, lastly, we deepen the used methodology in the course through its activities and ideal educational material. Under this view, the cinema as a social mediator may be reconstructed as a culture of access to revolutionary bases, being an important ally in the resetting of a hegemonic system that violates insurgent bodies. |
Palavras-chave em inglês: | Cinema and education Visibility and representativity Art and education Education and communication Emancipation |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Data do documento: | 1-Out-2021 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-04-23 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4390 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CAHL - Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Memórias_futuro_se_TCC_2021.pdf | 6,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.