Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Licenciatura Interdisciplinar em Artes - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rafaela Garcez dos-
dc.date.accessioned2025-01-16T12:25:37Z-
dc.date.available2025-01-16-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Rafaela Garcez dos. Decolonialidade e as performances do corpo em cena: entre memórias e resistências. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Artes.) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4083-
dc.description.abstractThe body on stage is a territory of narratives and insurgencies, a platform where ancestral memories and acts of resistance are interwoven. This article reflects on decoloniality as acritical lens for analyzing the body in performance, understanding it as a space of contestation against colonial structures that persist in contemporary culture. Through intersectional perspectives, the text explores how racialized bodies on stage reinterpret their histories, challenging power dynamics and proposing new poetics that confront the coloniality of being, knowing, and feelingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAncestralpt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleDecolonialidade e as performances do corpo em cena: entre memórias e resistênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO corpo em cena é território de narrativas e insurgências, um palco onde se costuram memórias ancestrais e gestos de resistência. Este artigo propõe uma reflexão sobre a decolonialidade como lente crítica para a análise do corpo em performance, entendendo-o como um espaço de contestação às estruturas coloniais que persistem na cultura contemporânea. A partir de perspectivas interseccionais o texto explora como corpos racializados em cena ressignificam suas histórias, tensionando as dinâmicas de poder e propondo novas poéticas que desafiam a colonialidade do ser, do saber e do sentirpt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Raimundo Nonato Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541070332025803pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Raimundo Nonato Ribeiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541070332025803pt_BR
dc.contributor.referee2Lordelo, Lia da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037940249623609pt_BR
dc.contributor.referee3Carneiro, Sarah Roberta de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0709100544196444pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.enAncestralpt_BR
dc.subject.enColonialitypt_BR
dc.subject.enBodypt_BR
dc.subject.endecolonialitypt_BR
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