Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
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dc.creatorSantos, José Simão Oliveira dos-
dc.date.accessioned2024-09-26T16:13:34Z-
dc.date.available2024-09-26T16:13:34Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3669-
dc.description.abstractThis work proposes the approach of complementary concepts about the numbers’ theory in basic education, as an alternative to corroborate in the resolution of situations involving topics about prime numbers and divisibility of integers, as well as, reaffirm the importance of this branch of Mathematics for the development of basic skills primordial to the study and understanding of essential concepts this science. In this context, the main results will be presented about prime numbers, relevant properties about the divisibility and modular arithmetic, the resolution of linear congruences and diophantine equations. At last, we will search to show results of experimental proposals in classroom with the purpose of verification and practical suggestion the applicability of the theory proposed in this project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectNúmeros primospt_BR
dc.subjectDivisibilidadept_BR
dc.subjectCongruências linearespt_BR
dc.titleNúmeros primos e congruências: tópicos de teoria dos números na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe a abordagem de conceitos complementares sobre a teoria dos números na educação básica, como uma alternativa a corroborar na resolução de situações envolvendo tópicos sobre números primos e divisibilidade de inteiros, bem como, reafirmar a importância desse ramo da Matemática para o desenvolvimento de habilidades básicas primordiais ao estudo e compreensão de conceitos essenciais dessa ciência. Nesse contexto, serão apresentados os principais resultados sobre números primos, propriedades relevantes sobre a divisibilidade e a aritmética modular, a resolução de congruências lineares e equações diofantinas. Por fim, buscaremos apresentar resultados de propostas experimentais em sala de aula com a finalidade de verificação e sugestão prática de aplicabilidade da teoria proposta nesse projeto.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Pina, Gilberto da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072398429553019pt_BR
dc.contributor.referee1Hohlenwerger, Maria Amélia de Pinho Barbosa-
dc.contributor.referee2Passos, Yuri Tavares dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556608822077860pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.enBasic educationpt_BR
dc.subject.enPrime numberspt_BR
dc.subject.enDivisibilitypt_BR
dc.subject.enLinear congruencespt_BR
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