Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Tânia Pinto dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-26T15:28:54Z-
dc.date.available2024-09-26T15:28:54Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3662-
dc.description.abstractThe following text suggests a working project using a ruler and compass understanding simple designs and defining properties concerning such designs. According to the concept that Geometrical Design provides a better understanding and vision about Geometrical problems and particularly, the teaching area for flat pictures. We shall provide concepts regarding calculation of the main simple projects (such as square roots, rectangles, parallelograms, triangles and isosceles triangles) as well as the use of such designs about interesting Mathematical Olympiads problems. We shall use forms to illustrate those helpful simple shapes now and their meaning. Finally, we shall describe proven experience during this project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectDesenho Geométricopt_BR
dc.subjectÁreaspt_BR
dc.titleO uso do desenho geométrico como motivador de aprendizagem no ensino de área de figuras planaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoPartindo da constatação de que o Desenho Geométrico proporciona um maior entendimento e visualização de problemas que envolvem Geometria e, em particular, o ensino de área de figuras planas. O presente texto apresenta uma proposta de trabalho com o uso de régua e compasso na construção de figuras planas associada a verificação das definições e propriedades relacionadas a tais figuras. Demonstraremos as fórmulas inerentes ao cálculo das áreas das principais figuras planas (tais como quadrado, retângulo, paralelogramo, triângulo e trapézio) bem como as aplicações dessas fórmulas em problemas interessantes de Olimpíadas Matemáticas. Utilizaremos as construções geométricas para traçar algumas dessas figuras planas e auxiliar a compreensão das demonstrações que ora serão feitas. Por fim, relatamos as experiências vivenciadas no transcorrer da ocorrência do projeto.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Erikson Alexandre Fonseca dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2433073373096824pt_BR
dc.contributor.referee1Sherafat, Hassan-
dc.contributor.referee2Rocha, Adson Mota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5065695399944312pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.enGeometrypt_BR
dc.subject.enGeometry Designpt_BR
dc.subject.enAreaspt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso_Desenho_Geometrico_Dissertacao_2015.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.