Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3611
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Processos de alfabetização nos períodos iniciais do pós- pandemia covid-19, em Amargosa-BA
metadata.dc.creator: Sacramento, Evelin Gleice Fiuza
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Giselia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Référence bibliographique: SACRAMENTO, Evelin Gleice Fiuza. Processos de alfabetização nos períodos iniciais do pós- pandemia covid-19, em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico intitulado, Processos de Alfabetização nos Períodos Iniciais Pós-Pandemia COVID-19 em Amargosa-BA, tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades do processo de alfabetização de crianças nos períodos iniciais do pós pandemia COVID-19 no município de Amargosa- BA e, persegue a seguinte indagação: de que maneira os professores alfabetizadores enfrentaram/enfrentam os desafios do processo de ensino-aprendizagem da alfabetização das crianças?.. O presente trabalho tem como relevância a urgência da produção de conhecimentos que respaldam os períodos emergenciais, a exemplo da pandemia COVID-19 . O Trabalho é de cunho qualitativo, a fim de analisar e interpretar os indivíduos/fenômenos de forma mais aprofundada de acordo com o tema pós-pandemia COVID-19 onde foi realizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada além da observação. Do ponto de vista epistemológico, as bases teóricas que fundamentam esse estudo se concentram em Stephanie Kim (2022), Emilia Ferreiro (2011), Magda Soares (2003 e 2020). Após a pesquisa foi possível perceber que a pandemia ainda tem efeito sobre a vida dos alunos e docentes, onde a maioria desses alunos ainda não estão alfabetizados, assim muitos professores tem se reinventado para que ocorra uma alfabetização efetiva para essas crianças.
Mots-clés: Alfabetização
Pandemia
Pós-pandemia COVID-19
Práticas de ensino
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 19-aoû-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T17:05:19Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3611
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Processos_Alfabetizacao_Periodos_TCC_2024.pdf3,15 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.