Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3539
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Profissional |
Título: | Formação lúdica, para quê? as concepções de ludicidade de professoras e o processo de construção da docência |
Autor(es): | Guimarães, Rafaela Sousa |
Orientador(a): | Trindade, Lúcia Gracia Ferreira |
Membro(a) da banca: | Borghio, Idalina Souza Mascarenhas |
Membro(a) da banca: | Cordeiro, Karina de Oliveira Santos |
Membro(a) da banca: | Teixeira, Sirlandia Reis de Oliveira |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar a (s) concepção (ões) de ludicidade das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as relações estabelecidas com o processo de construção da docência. Esta investigação foi de cunho qualitativo e exploratório. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, realizadas individualmente através do Google meet. A pesquisa foi concebida com quatro mulheres, professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, efetivas da rede municipal de ensino do município de Amargosa-Bahia. O corpus foi analisado a partir da técnica de análise de conteúdo, emergindo quatro categorias: Memórias e Trajetórias Constitutivas, Concepções e Crenças, Prática Pedagógica e Formação Potencialmente Lúdica. A concepção defendida pelo presente estudo concebe a ludicidade como subjetividade humana, mobilizando nos sujeitos um estado de inteireza e plenitude para essa vivência. Contudo, durante as narrativas das professoras, constatamos que elas trazem em alguns momentos a ludicidade como algo relacionado aos jogos, as brincadeiras, os artefatos e as atividades inovadoras. A partir das entrevistas e do diálogo estabelecido com os autores, verificamos que a ludicidade para as professoras reside num lugar que tenta promover a aprendizagem dos alunos, sendo utilizada para trabalhar os conteúdos de maneira pedagógica e didatizada. Constatamos também que a ludicidade possui relação com a construção da docência, pois remete as memórias constitutivas da infância e a construção da identidade, que se configura como influenciadores da profissão. Dessa maneira, compreendemos que a ludicidade pode e deve fazer parte dos processos formativos dos professores de modo a favorecê-los, proporcionando a construção e mobilização de saberes. |
Palavras-chave: | Ludicidade Práticas pedagógicas Concepção docente Formação do professor |
Resumo em inglês: | The following research had as a goal to understand and analyze the concept(s) of playfulness from teachers in the Early Years of Elementary School and the relationships established with the teaching construction process. This investigation had a qualitative and exploratory nature. The data were produced through semi-structured interviews, carried out individually through Google meet. The research was conceived with four women, teachers of the Initial Years of Elementary School, working in Amargosa's municipal education system, in the state of Bahia. The corpus was analyzed under the content analysistechinique emerging four categories: Memories and Constitutive Trajectories, Conceptions and Beliefs, Pedagogical Practice and Potentially Playful formation. The conception defended by this study, conceives playfulness as human subjectivity, mobilizing in the subjects a state of wholeness and plenitude for this experience. However, during the teachers' narratives, realisedthat, sometimes,they bring playfulness as something related to games, play, artifacts and innovative activities. From the interviews and the dialogue established with the authors, we realisedthat playfulness for those teachers resides in a place that tries to promote the student learning, being used to work the contents in a pedagogical and didactic way. We also realised that playfulness is related to the construction of teaching, as it refers to the constituent memories of childhood and to the construction of identity, which configures itself as influencers of the profession. That way, we understand that playfulness can and should be part of the teachers’ formative process in order to favor them, providing the construction and mobilization of knowledge. |
Palavras-chave em inglês: | Playfulness Pedagogical practices Teaching conception Teacher education |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Data do documento: | 16-Jul-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-17T16:31:44Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3539 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - PPGECID - Dissertações |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Ludica_Docencia_Dissertacao_2021.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.