Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Cinthia Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:29:28Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:29:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3526 | - |
dc.description.abstract | The present research entitled "Accessibility for visually impaired students to remote teaching: A study in Federal Institutes of Education" has as a guiding question: in what ways have the Federal Institutes of Education provided accessibility conditions for visually impaired students in remote teaching? Ensuring accessibility to digital documents made available in synchronous and asynchronous classes was fundamental, in this period, to promote the access to information and communication of these students. Moreover, it was essential to seek strategies that would meet the needs of all, respecting the specificities and providing the appropriate conditions for learning. Thus, the general objective of this study was to analyze the accessibility conditions provided by the Federal Institutes of Education for these students in remote education. This research is in multipaper format composed of three articles with the purpose of meeting the proposed objectives. It was decided to carry out, in this research, a multiple case study in order to understand in detail the object of study.Thus, it was used as an instrument of data collection for the questionnaire based on the Access to Information Law (12.527/2011), which aims to request information from agencies about their activities, policy and organization. The questionnaire was sent by the website falabr.cgu.gov.br to ten Federal Education Institutes, two from each of the five regions of the country and had as participants the Centers for Assistance to People with Specific Needs (NAPNEs).The questionnaire sent to the centers was about accessibility in the teaching materials made available in the virtual environment for blind and low-vision students, problems faced in this context and training for these students about accessibility in the platforms adopted by institutions in the period of the COVID 19 pandemic. For data analysis we used the Content Analysis proposed by Bardin. Thus, through the reports of the Accessibility Centers it was observed that some of the difficulties mentioned in this period are also obstacles faced in face-to-face teaching as gaps in the training of teachers to meet the diversity found in the school space. Therefore, this research had as a product an orientation booklet about accessibility in digital teaching materials for students with visual impairment in order to subsidize the work of teachers and enable the participation and inclusion of all students who need to have their right of access respected in the school space to be able to continue with their studies even in an unusual moment confronted in the pandemic period. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade para estudantes | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade para estudantes com deficiência visual ao ensino remoto: um estudo em Institutos Federais de Educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa intitulada “Acessibilidade para estudantes com deficiência visual ao ensino remoto: Um estudo em Institutos Federais de Educação” tem como pergunta norteadora: de que forma os Institutos Federais de Educação proporcionaram condições de acessibilidade para estudantes com deficiência visual no ensino remoto? Assegurar a acessibilidade nos documentos digitais disponibilizados nas aulas síncronas e assíncronas foi fundamental, nesse período, para promover o acesso à informação e à comunicação destes estudantes. Ademais, foi imprescindível buscar estratégias que atendessem as necessidades de todos, respeitando as especificidades e fornecendo as condições adequadas para o aprendizado. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo foi analisar as condições de acessibilidade proporcionadas pelos Institutos Federais de Educação para estes estudantes no ensino remoto. Esta pesquisa é em formato multipaper composto de três artigos com a finalidade de atender aos objetivos propostos. Optou-se em realizar, nessa pesquisa, um estudo de caso múltiplo para compreender de forma pormenorizada o objeto de estudo. Desse modo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário tendo como base a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) que tem como objetivo solicitar informações de órgãos sobre suas atividades, política e organização. O questionário foi enviado pelo site falabr.cgu.gov.br para dez Institutos Federais de Educação, dois de cada uma das cinco regiões do país e teve como participantes os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas ( NAPNEs).O questionário encaminhado aos núcleos versou sobre a acessibilidade nos materiais didáticos disponibilizados no ambiente virtual para os estudantes cegos e com baixa visão, problemas enfrentados nesse contexto e capacitações para estes estudantes acerca da acessibilidade nas plataformas adotadas pelas instituições no período da pandemia do COVID 19. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Assim, por meio dos relatos dos Núcleos de Acessibilidade observou-se que algumas das dificuldades mencionadas nesse período são obstáculos também enfrentados no ensino presencial como lacunas na capacitação dos docentes para atender a diversidade encontrada no espaço escolar. Portanto, essa pesquisa teve como produto uma cartilha de orientação sobre acessibilidade nos materiais didáticos digitais para estudantes com deficiência visual a fim de subsidiar o trabalho dos docentes e possibilitar a participação e inclusão de todos os educandos que precisam ter seu direito de acesso respeitado no espaço escolar para ter condições de prosseguir com os estudos mesmo em um momento inusual confrontado no período pandêmico. | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Ariston de Lima | - |
dc.contributor.referee1 | Pimentel, Susana Couto | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Lucimêre Rodrigues de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | Accessibility for students | pt_BR |
dc.subject.en | Visual impairment | pt_BR |
dc.subject.en | Federal Institute of Education | pt_BR |
dc.subject.en | Remote teaching | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - PPGECID - Dissertações |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Acessibilidade_Ensino_Remoto_Dissertacao_2022.pdf | 6,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Acessibilidade_Materiais_Didaticos_Produto_2022.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.