Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Allanderson Leander Souza da-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:29:19Z-
dc.date.available2024-09-17T16:29:19Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3525-
dc.description.abstractThe research aimed to analyze how Statistical Education has been approached in the 9th Year of Elementary School of a state public school in Feira de Santana - BA, with a view to the elaboration of a book about working with projects in the perspective of the development of Statistical Literacy in the light of Critical Mathematics Education. To support it, we rely on theoretical references on Statistical Literacy and on Critical Mathematics Education, particularly on the concepts of learning environments and project work. To produce the data, we conducted a semi-structured interview with Mathematics teachers from two 9th grade classes at the selected school, understanding what they think about Statistics. Then we analyze the Mathematics textbook used by these groups, identifying which activities can be used in a work with projects from the different types of learning environments. Thus, the product of this research emerged, which is a booklet bringing the main steps for the elaboration of a work with projects, containing suggestions of materials for this type of activity and involving the teaching of statistical concepts and sociopolitical themes, focusing on themes that are students' interest. We believe that developing work with projects from the perspective of Statistical Literacy can favor the protagonism of students in Mathematics classes and provide mastery of statistical content present in everyday life, as well as establishing social and political relationships in defense of a just society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectTrabalho com projetospt_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectAmbientes de aprendizagempt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.titleLetramento estatístico por meio do trabalho com projetos à luz da educação matemática críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo analisar como a Educação Estatística tem sido abordada no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Feira de Santana – BA, com vistas à elaboração de um livro sobre Trabalho com Projetos na perspectiva do desenvolvimento do Letramento Estatístico à luz da Educação Matemática Crítica. Para fundamentá-la, apoiamo-nos nos referenciais teóricos sobre o Letramento Estatístico e sobre a Educação Matemática Crítica, particularmente, sobre os conceitos de Ambientes de Aprendizagem e Trabalhos com Projeto. Para produzir os dados, realizamos uma entrevista semiestruturada com docentes de Matemática de duas turmas do 9º ano da escola selecionada, com a finalidade de compreender o que pensam sobre ensino de Estatística. Em seguida, analisamos o livro didático de Matemática utilizado por essas turmas, identificando quais atividades podem ser utilizadas em um Trabalho com Projetos a partir dos diferentes tipos de Ambientes de Aprendizagem. Assim surgiu o produto desta pesquisa, que é um livro trazendo as principais etapas para elaboração de um Trabalho com Projetos, contendo sugestões de materiais para este tipo de atividade e envolvendo o ensino de conceitos estatísticos e temas sociopolíticos, com foco em temas que sejam do interesse de estudantes. Consideramos que desenvolver Trabalho com Projetos na perspectiva do Letramento Estatístico pode favorecer o protagonismo de estudantes nas aulas de Matemática e proporcionar o domínio de conteúdos estatísticos presentes na vida cotidiana, bem como estabelecer relações sociais e políticas em defesa de uma sociedade justa.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Aldinete Silvino de-
dc.contributor.referee1Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee2Grilo, Jaqueline de Souza Pereira-
dc.contributor.referee3Roseira, Nilson Antônio Ferreira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enStatistical literacypt_BR
dc.subject.enWork with projectspt_BR
dc.subject.enMath education criticismpt_BR
dc.subject.enLearning environmentspt_BR
dc.subject.enSocial relationshipspt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - PPGECID - Dissertações

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento_Educação_Matematica_Dissertacao_2022.pdf6,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Educacao_Estatistica_Pratica_Produto_2022.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.