Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3525
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Luz, Allanderson Leander Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:29:19Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:29:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3525 | - |
dc.description.abstract | The research aimed to analyze how Statistical Education has been approached in the 9th Year of Elementary School of a state public school in Feira de Santana - BA, with a view to the elaboration of a book about working with projects in the perspective of the development of Statistical Literacy in the light of Critical Mathematics Education. To support it, we rely on theoretical references on Statistical Literacy and on Critical Mathematics Education, particularly on the concepts of learning environments and project work. To produce the data, we conducted a semi-structured interview with Mathematics teachers from two 9th grade classes at the selected school, understanding what they think about Statistics. Then we analyze the Mathematics textbook used by these groups, identifying which activities can be used in a work with projects from the different types of learning environments. Thus, the product of this research emerged, which is a booklet bringing the main steps for the elaboration of a work with projects, containing suggestions of materials for this type of activity and involving the teaching of statistical concepts and sociopolitical themes, focusing on themes that are students' interest. We believe that developing work with projects from the perspective of Statistical Literacy can favor the protagonism of students in Mathematics classes and provide mastery of statistical content present in everyday life, as well as establishing social and political relationships in defense of a just society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento estatístico | pt_BR |
dc.subject | Trabalho com projetos | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática crítica | pt_BR |
dc.subject | Ambientes de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Relações sociais | pt_BR |
dc.title | Letramento estatístico por meio do trabalho com projetos à luz da educação matemática crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa teve por objetivo analisar como a Educação Estatística tem sido abordada no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Feira de Santana – BA, com vistas à elaboração de um livro sobre Trabalho com Projetos na perspectiva do desenvolvimento do Letramento Estatístico à luz da Educação Matemática Crítica. Para fundamentá-la, apoiamo-nos nos referenciais teóricos sobre o Letramento Estatístico e sobre a Educação Matemática Crítica, particularmente, sobre os conceitos de Ambientes de Aprendizagem e Trabalhos com Projeto. Para produzir os dados, realizamos uma entrevista semiestruturada com docentes de Matemática de duas turmas do 9º ano da escola selecionada, com a finalidade de compreender o que pensam sobre ensino de Estatística. Em seguida, analisamos o livro didático de Matemática utilizado por essas turmas, identificando quais atividades podem ser utilizadas em um Trabalho com Projetos a partir dos diferentes tipos de Ambientes de Aprendizagem. Assim surgiu o produto desta pesquisa, que é um livro trazendo as principais etapas para elaboração de um Trabalho com Projetos, contendo sugestões de materiais para este tipo de atividade e envolvendo o ensino de conceitos estatísticos e temas sociopolíticos, com foco em temas que sejam do interesse de estudantes. Consideramos que desenvolver Trabalho com Projetos na perspectiva do Letramento Estatístico pode favorecer o protagonismo de estudantes nas aulas de Matemática e proporcionar o domínio de conteúdos estatísticos presentes na vida cotidiana, bem como estabelecer relações sociais e políticas em defesa de uma sociedade justa. | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Aldinete Silvino de | - |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira | - |
dc.contributor.referee2 | Grilo, Jaqueline de Souza Pereira | - |
dc.contributor.referee3 | Roseira, Nilson Antônio Ferreira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | Statistical literacy | pt_BR |
dc.subject.en | Work with projects | pt_BR |
dc.subject.en | Math education criticism | pt_BR |
dc.subject.en | Learning environments | pt_BR |
dc.subject.en | Social relationships | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - PPGECID - Dissertações |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Letramento_Educação_Matematica_Dissertacao_2022.pdf | 6,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Educacao_Estatistica_Pratica_Produto_2022.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.