Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Tiago Alves-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:29:04Z-
dc.date.available2024-09-17T16:29:04Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3523-
dc.description.abstractThe inclusion of people with disabilities in different spaces of society has been the subject of debate and a theme that generates countless social struggles. For a long time, these people were seen as incapable of living in society and this connotation of incapacity justified and ensured that they were segregated from different social environments, as well as from educational institutions. However, from an inclusive perspective, disability is understood as one of the various forms of the human condition and, therefore, should not be understood as disabling. Based on this inclusive perspective and on the conception that blindness constitutes a condition of being and being in the world and not a sentence of failure, this study is justified, which proposed to investigate: What are the meanings attributed by blind students to your formative paths in basic education? To answer this question, the objective was: To identify the intervening issues in the training paths of blind students in basic education; Analyze the aspects involved in its inclusion process in Basic Education; Based on the results of the research, prepare a guide for the inclusion of blind students in regular classes in the early years of basic education, with a view to enhancing the process of inclusion in regular schools. Considering the investigated social context, the methodological approach used in this research is of an applied nature, with a qualitative approach from an autobiographical research perspective. Two blind students who attend Basic Education schools participated in this study. The narratives demonstrate that their trajectories in basic education are permeated by countless difficulties, generated mainly by the presence of prejudice, attitudinal barriers, and methodological barriers; and by the symbolic violence experienced at school. But also, this trajectory is marked by the confrontation of these difficulties and by the encouragement coming from the support networks that are constituted by some teachers, colleagues, family members, employees and by the AEE. It is expected that the results found are relevant and significant for research collaborators, as they bring to light elements that effectively contribute to the understanding of the process of inclusion of blind students in Basic Education. Thus, based on the findings of this research and as a way of collaborating with the construction of an inclusive culture in schools, a notebook/guide for the inclusion of blind students in Basic Education was created.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTrajetória escolarpt_BR
dc.titlePercursos formativos de estudantes cegos em escolas de educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA inclusão de pessoas com deficiência nos diferentes espaços da sociedade vem sendo pauta de debates e tema gerador de inúmeras lutas sociais. Por muito tempo, estas pessoas foram vistas como incapazes de conviver em sociedade e essa conotação de incapacidade justificou e assegurou que fossem segregadas dos diferentes meios sociais, bem como das instituições educacionais. Entretanto, na perspectiva inclusiva, a deficiência é entendida como uma das variadas formas da condição humana e, portanto, não deve ser compreendida como incapacitante. Com base nesta perspectiva inclusiva e na concepção de que a cegueira se constitui como uma condição de ser e estar no mundo e não como sentença de fracasso, é que se justifica a realização deste estudo que propôs investigar: Quais os sentidos atribuídos por estudantes cegos aos seus percursos formativos na educação básica? Para responder a esse questionamento objetivou-se: Identificar as questões intervenientes nos percursos formativos de estudantes cegos na educação básica; Analisar os aspectos envolvidos em seu processo de inclusão na Educação Básica; Elaborar, a partir dos resultados da pesquisa, um guia de orientações acerca da inclusão de estudantes cegos em classes regulares dos anos iniciais da educação básica, com vistas a potencializar o processo de inclusão na escola regular. Considerando o contexto social investigado, o percurso metodológico utilizado nesta pesquisa é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa a partir de uma perspectiva da pesquisa autobiográfica. Participaram deste estudo duas estudantes com cegueira, que frequentam escolas da Educação Básica. As narrativas demostram que suas trajetórias na educação básica são permeadas por inúmeras dificuldades, geradas principalmente pela presença do preconceito, das barreiras atitudinais, das barreiras metodológicas; e pela violência simbólica vivenciada na escola. Mas também, essa trajetória é marcada pelo enfrentamento dessas dificuldades e pelo encorajamento advindo das redes de apoio que se constituem por alguns professores, colegas, familiares, funcionários e pelo AEE. Espera-se que os resultados encontrados sejam relevantes e significativos para os colaboradores da pesquisa, uma vez que trazem à tona elementos que contribuem de forma efetiva para a compreensão do processo de inclusão de estudantes cegos na Educação Básica. Assim, com base nos achados desta pesquisa e como forma de colaborar com a construção de uma cultura inclusiva nas escolas, foi construído um guia de orientações para inclusão de estudantes cegos na Educação Básica.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Susana Couto-
dc.contributor.referee1Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.referee2Souza, Elizeu Clementino de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Rita de Cássia Magalhães de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enVisual impairmentpt_BR
dc.subject.enBasic educationpt_BR
dc.subject.enInclusionpt_BR
dc.subject.enSchool trajectorypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - PPGECID - Dissertações

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percursos_Formativos_Educacao_Dissertacao_2021.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Orientacoes_Inclusao_Estudantes_Produto_2021.pdf512,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.