Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Claudia Valverde-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:25:35Z-
dc.date.available2024-09-17T16:25:35Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3498-
dc.description.abstractThis work seeks to contribute to reflection on the relationship between science teaching, Rural Education and scientific knowledge historically produced, in addition to discussing the relationship between scientific knowledge and traditional knowledge, based on the ecology of knowledge as a proposal for dialogue between knowledge and promotion of the appreciation of traditional practices, Thus, the central objective that guided the research was: to understand the relationship between traditional and scientific knowledge in Elementary School II, in a school in the rural area, in the municipality of Araci - BA. Thus, this dissertation presents four articles on the possibilities of an ecology of knowledge in rural education. The results are expected to contribute to the debate on the importance of science teaching in the construction of what scholars, such as Boaventura de Sousa Santos, have called the ecology of knowledge, from the perspective of a vision of Science that encompasses traditional knowledge, historically silenced by modern scientific activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcologia dos saberespt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectZona ruralpt_BR
dc.subjectPrática educacionalpt_BR
dc.titleEcologia dos saberes: contribuições para um novo olhar sobre ciência em uma escola na zona rural, em Araci – Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca contribuir para reflexão sobre as relações entre o ensino de ciências, a Educação do Campo e o conhecimento científico historicamente produzido, além de debater as relações entre os saberes científicos e os saberes tradicionais, embasado na ecologia dos saberes como uma proposta de diálogo entre conhecimentos e promoção da valorização de práticas tradicionais, Assim, o objetivo central que norteou a pesquisa foi: compreender qual a relação entre saberes tradicionais e científicos no Ensino fundamental II, em uma escola na zona rural, no município de Araci – BA. Desta forma, essa dissertação apresenta quatro artigos sobre as possibilidades de uma ecologia de saberes na educação do Campo. Espera-se com os resultados, contribuir para o debate da importância do ensino das ciências na construção do que estudiosos, como Boaventura de Sousa Santos, têm chamado de ecologia dos saberes, na perspectiva de uma visão de Ciência que abarque os saberes tradicionais, historicamente silenciados pela atividade científica moderna.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Frederik Moreira dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enEcology of knowledgept_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
dc.subject.enScience educationpt_BR
dc.subject.enCountrysidept_BR
dc.subject.enEducational practicept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - PPGECID - Dissertações

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola_Zona_Rural_Dissertacao_2022.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.