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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3490
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Giselia Cerqueira da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:24:19Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:24:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3490 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História de vida | pt_BR |
dc.subject | Identidade rural | pt_BR |
dc.subject | Irará (BA) | pt_BR |
dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject | Questão agrária | pt_BR |
dc.title | A história de vida de Arlindo Ferreira da Silva e a identidade rural do município de Irará - BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho é uma biografia que narra a história de vida do Senhor Arlindo Ferreira da Silva, que retrata a identidade da formação agrária do município de Irará, situado no estado da Bahia. A Bahia é o estado com maior número de agricultores familiares do Brasil, que desempenha o papel na produção e no abastecimento interno de alimentos, além de garantir trabalho, emprego e renda no campo. Foi necessário caracterizar o município de Irará, bem como, compreender a Educação do Campo enquanto modalidade de educação e suas contribuições no processo de transformação das condições estruturais de exclusão. A metodologia utilizada é na abordagem qualitativa, a partir da narrativa de história de vida, que promoveu um “caminhar para si”, e contribuiu para repensar o processo formativo que tive acesso, como também a revisão de literatura e a entrevista semiestruturada aplicada que foram instrumentos da coleta de dados. Os resultados obtidos permitiram a contextualização da vida de uma referência que traduz o agricultor familiar, em que sua trajetória demonstra a negação de direitos, como a educação, e como foi possível a partir das organizações e movimentos sociais do campo se construir políticas educacionais para o campo, a partir dos princípios e concepções da educação do campo em gerações posteriores, como fruto de conquistas, mas ainda com desafios estruturais históricos a serem superados. | pt_BR |
dc.degree.level | Tecnólogo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Velloso, Tatiana Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1 | Chagas, Rita de Cácia Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Samantha Serra | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | pt_BR |
Appears in Collections: | CETENS - Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo - TCC |
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Historia_Arlindo_Ferreira_TCC_2023.pdf | 708,16 kB | Adobe PDF | View/Open | |
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