Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Giselia Cerqueira da Silva de-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:24:19Z-
dc.date.available2024-09-17T16:24:19Z-
dc.date.issued2023-05-16-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3490-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectIdentidade ruralpt_BR
dc.subjectIrará (BA)pt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectQuestão agráriapt_BR
dc.titleA história de vida de Arlindo Ferreira da Silva e a identidade rural do município de Irará - BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho é uma biografia que narra a história de vida do Senhor Arlindo Ferreira da Silva, que retrata a identidade da formação agrária do município de Irará, situado no estado da Bahia. A Bahia é o estado com maior número de agricultores familiares do Brasil, que desempenha o papel na produção e no abastecimento interno de alimentos, além de garantir trabalho, emprego e renda no campo. Foi necessário caracterizar o município de Irará, bem como, compreender a Educação do Campo enquanto modalidade de educação e suas contribuições no processo de transformação das condições estruturais de exclusão. A metodologia utilizada é na abordagem qualitativa, a partir da narrativa de história de vida, que promoveu um “caminhar para si”, e contribuiu para repensar o processo formativo que tive acesso, como também a revisão de literatura e a entrevista semiestruturada aplicada que foram instrumentos da coleta de dados. Os resultados obtidos permitiram a contextualização da vida de uma referência que traduz o agricultor familiar, em que sua trajetória demonstra a negação de direitos, como a educação, e como foi possível a partir das organizações e movimentos sociais do campo se construir políticas educacionais para o campo, a partir dos princípios e concepções da educação do campo em gerações posteriores, como fruto de conquistas, mas ainda com desafios estruturais históricos a serem superados.pt_BR
dc.degree.levelTecnólogopt_BR
dc.contributor.advisor1Velloso, Tatiana Ribeiro-
dc.contributor.referee1Chagas, Rita de Cácia Santos-
dc.contributor.referee2Costa, Samantha Serra-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOSpt_BR
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