Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Eliana Pererira de Jesus-
dc.date.accessioned2024-08-19T19:38:24Z-
dc.date.available2024-08-19T19:38:24Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationSOUSA, Eliana Pererira de Jesus. Da Escola do campo para escola da cidade: o que dizem os estudantes sobre essa transição?, Amargosa-BA. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3362-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTransição escolarpt_BR
dc.subjectEducação urbanapt_BR
dc.titleDa escola do campo para escola da cidade: o que dizem os estudantes sobre essa transição?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico problematiza o processo de transição dos estudantes do campo para escolas da cidade. Especificamente, neste estudo, aborda-se sobre o processo vivenciado por estudantes que finalizaram os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas localizadas no campo e, que ao concluirem esta etapa precisaram se deslocar para escola da cidade para dar continuidade aos estudos. Esta, por sua vez, tem sido a única possibilidade oferecida aos estudantes camponeses em muitas comunidades rurais do Brasil. Destaca-se que este estudo foi realizado durante a Pandemia do Covid-19, situação que impôs o isolamento e distanciamento social, interferido diretamente no processo de transição dos estudantes do campo para escolas da cidade. Desse modo, buscou-se ao longo deste trabalho responder ao seguinte problema: Como os estudantes advindos das escolas do campo vivenciam o processo de transição para as escolas da cidade? Para tanto, foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa, considerando sua aproximação e preocupação com questões que envolve a experiencia dos estudantes e demais aspectos subjetivos que envolve o processo de transição escolar. Assim sendo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista, tendo em vista, a possibilidade de escuta que este instrumento permite. As entrevistas foram gravadas em áudios, transcritas e analisadas. Diante dos relatos e do contexto apresentado, destaca-se a relevância desta temática frente as novas e velhas demandas da Educação do Campo. Tendo em vista que, a ausência de escolas do campo que ofertem os Anos Finais do Ensino Fundamental têm obrigado jovens por todo Brasil a sairem de suas comunidades rurais em busca da garantia do direito à educação. A migração por um turno, a organização escolar e os modos de ensinar e aprender que marcam o deslocamento casa-escola-casa tem impactado na trajetória escolar e nas histórias de vida dos estudantes. Por essa razão, ao discutir essa temática evidencia-se a existência de ritos de passagens vivenciados pelos estudantes, sendo esta uma possibilidade de mobilizar debates que envolvem o acolhimento, o respeito, a revisão de projetos escolares, a implementação de políticas públicas, bem como repensar a relação entre as escolas localizadas na cidade e parte dos sujeitos, porventura estudantes camponeses.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Meireles, Mariana Martins de-
dc.contributor.referee1Silva, Luana Patrícia Costa-
dc.contributor.referee2Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola_Campo_Escola_TCC_2022.pdf514,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.