Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3178
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Isabela Vila Verde Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T16:53:06Z | - |
dc.date.available | 2025-10-27 | - |
dc.date.issued | 2023-10-27 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Isabela Vila Verde Santana de. Formação continuada de professores na escola: o que as coordenadoras pedagógicas têm a dizer? 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3178 | - |
dc.description.abstract | Pedagogical coordination plays a fundamental role in the implementation of continued formation policies in the school context. This study aimed to investigate how pedagogical coordinators characterize their role in the continuing education of teachers, identifying and analyzing the challenges they face and the strategies they adopt to deal with these obstacles. The research was conducted with a group of 24 pedagogical coordinators who work in a municipal education network located in Recôncavo da Bahia. The results show that participants have a wide range of demands in their daily work, offer didactic-pedagogical support to teachers, deal with behavioral and learning issues among students, articulate interpersonal relationships in the school environment and serve the school community. Despite being considered as important, teacher formation has not been a priority assignment for most professionals, because sometimes it depends on external resources and better working conditions. It was concluded that the continuing education of pedagogical coordinators is essential to strengthen their professional identity and improve the quality of education. In addition, resizing the role of the pedagogical coordinator in schools implies organizing a formation network, and the premise of building a network is that schools need to become spaces for formation and health promotion. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Coordenador pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores na escola: o que as coordenadoras pedagógicas têm a dizer? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A coordenação pedagógica assume papel fundamental na concretização das políticas de formação continuada no contexto escolar. Este estudo teve como objetivo principal investigar como as coordenadoras pedagógicas caracterizam seu papel na formação continuada de professores, identificando e analisando os desafios que enfrentam e as estratégias que adotam para lidar com esses obstáculos. A pesquisa foi realizada com um grupo de 24 coordenadoras pedagógicas que atuam em uma rede municipal de educação localizada no Recôncavo da Bahia. Os resultados mostram que as participantes têm uma ampla gama de demandas em seu cotidiano de trabalho, oferecem suporte didático-pedagógico aos professores, lidam com questões comportamentais e de aprendizagem entre os estudantes, articulam as relações interpessoais no âmbito escolar e atendem à comunidade escolar. Apesar de ser considerada como importante, a formação de professores não vem sendo uma atribuição prioritária para a maioria das profissionais, pois por vezes depende de recursos externos e melhores condições de trabalho. Concluiu-se que a formação continuada das coordenadoras pedagógicas é essencial para fortalecer sua identidade profissional e melhorar a qualidade da educação. Além disso, redimensionar o papel da coordenadora pedagógica nas escolas implica organizar uma formação em rede, sendo que a premissa de construção de uma rede é que as escolas precisam tornar-se espaços de formação e promoção de saúde. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Adriana Lourenço | - |
dc.contributor.referee1 | Cardeal, Cíntia Mota | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Josineide Vieira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCS - Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.en | Pedagogical coordinator | pt_BR |
dc.subject.en | Continued formation | pt_BR |
dc.subject.en | Teachers | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Continuada_Professores_TCC_2023.pdf Acesso Restrito até 2025-10-26 | 400,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.