Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Título : Sobre formas e não degraus do ser: a relação do ambulatório de saúde mental infanto-juvenil com a rede escolar de um município do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.creator: Santana, Maeli Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Rafael Coelho
Citación : SANTANA, Maeli Sales. Sobre formas e não degraus do ser: a relação do ambulatório de saúde mental infanto-juvenil com a rede escolar de um município do Recôncavo da Bahia. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Órgãos públicos de saúde têm alertado para o número expressivo de crianças e adolescentes, em idade escolar, medicalizados. Entendendo a importância de estudar as repercussões da medicalização infantil de forma regionalizada, o objetivo desse estudo foi compreender a relação do ambulatório de saúde mental infanto-juvenil com a rede escolar de um município do recôncavo da Bahia, entre os anos de 2018 e 2019. Utilizou-se o método da análise documental. Foram analisados 201 prontuários ativos de crianças e adolescentes atendidas pelo ambulatório. 96% dos atendimentos foram feitos pela psiquiatria, 80,5% foram diagnosticados e 9% foram encaminhados pela escola Das crianças encaminhadas pela escola, 94,5% tinham prescrição de medicamentos. A discussão seguiu duas linhas de análise: 1) Modo ambulatório, lógica de oferta de cuidado focado na doença e na individualização do sofrimento; e 2) Medicamentalização da queixa escolar, presente em práticas que coadunam com a lógica individualizante e sua relação imanente com a medicamentalização das inadequações escolares. Concluiu-se que a relação entre o ambulatório de saúde mental e a rede escolar se baseia numa lógica individualizante, centrada na doença e medicalizante, indicando a necessidade de práticas que coadunem com a política de atenção psicossocial.
Palabras clave : Medicalização infantil
Queixa escolar
Ambulatório
Resumen : Public health agencies have warned about the significant number of children and adolescents of school age who are medicalized. Understanding the importance of studying the repercussions of child medicalization in a regionalized manner, the objective of this study was to understand the relationship of the child and adolescent mental health outpatient clinic with the school network of a municipality in the recôncavo da Bahia, between the years 2018 and 2019. The document analysis method was used. 201 active medical records of children and adolescents seen by the outpatient clinic were analyzed. 96% of the attendances were made by psychiatry, 80.5% were diagnosed and 9% were referred by the school. Of the children referred by the school, 94.5% had a prescription for medication. The discussion followed two lines of analysis: 1) Ambulatory mode, logic of offering care focused on the disease and on the individualization of suffering; and 2) Medicamentalization of the school complaint, present in practices that conform to the individualizing logic and its immanent relationship with the medicamentalization of school inadequacies. It was concluded that the relationship between the mental health outpatient clinic and the school network is based on an individualizing, disease-centered, and medicalizing logic, indicating the need for practices that are in line with the psychosocial care policy.
metadata.dc.subject.en: Child medicalization
School complaint
Outpatient clinic
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Fecha de publicación : 29-jul-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Descripción : Trabalho apresentado no formato de artigo.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3111
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