Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3109
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Formação de psicólogas para atuar na assistência social: revisão de literatura sobre experiências formativas em cursos de Graduação em Psicologia
Autor(es): Rangel, Thayná Stelma Barros
Orientador(a): Santana, Inayara Oliveira de
Membro(a) da banca: Santos, Luane Neves
Membro(a) da banca: Fonseca, Rozana Maria da
Referência: RANGEL, Thayná Stelma Barros. Formação de psicólogas para atuar na assistência social: revisão de literatura sobre experiências formativas em cursos de Graduação em Psicologia. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo produzir um levantamento das produções científicas sobre a formação em psicologia para atuar na área de Assistência Social. Para tanto, consiste em uma revisão de artigos nacionais indexados nas bases de dados da CAFe publicados entre 2011 e 2021. Foram usados como descritores as palavras “Assistência Social”, "Sistema Único de Assistência Social", "curso de graduação", "psicologia”, “graduação em psicologia” e “formação de psicólogos/as". Os resultados apontam que as políticas públicas ainda são pouco difundidas na formação em psicologia em nível de graduação e, quando abordadas, percebe-se uma predominância da política de saúde em detrimento da política de assistência social que ocupa um lugar de menor destaque nos currículos. Há muitos desafios para a atuação da psicologia na Assistência Social, entre eles, a formação que não contempla de forma aprofundada as políticas sociais, desarticulação da rede e estigma dos profissionais em relação ao usuário.
Palavras-chave: Psicologia
Formação
Política social
Assistência social
Resumo em inglês: This work aimed to produce a survey of scientific production on training in psychology to work in the area of Social Assistance. To this end, it consists of a review of national articles indexed in the CAFe databases published between 2011 and 2021. The words "Social Assistance", "Sistema Único de Assistência Social", "Graduate Course", "Psychology”, “graduation in psychology” and “training of psychologists”. The results show that public policies are still not widespread in psychology training at the undergraduate level and, when addressed, a predominance of health policy is perceived to the detriment of social assistance policy, which occupies a less prominent place in the curricula. There are many challenges for the performance of psychology in Social Assistance, among them, the training that does not consider social policies in depth, disarticulation of the network and stigma of professionals in relation to the user.
Palavras-chave em inglês: Psychology
Training
Social policy
Social assistance
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 2-Set-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-03-06T21:34:50Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3109
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao_Psicologas_Atuar_TCC_2022.pdf425,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.