Caboclo - Repositório Institucional UFRB PTAE UFRB - Produção dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRB PTAE UFRB - Dissertações defendidas em outras instituições
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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Acadêmico
Titre: Nas dobras da educação menor: entre a institucionalização e as práticas de resistência
metadata.dc.creator: Souza, Josemary da Guarda de
metadata.dc.contributor.advisor1: Raic, Daniele Farias Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Marilete Calegari
metadata.dc.contributor.referee2: Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Référence bibliographique: Souza, Josemary da Guarda de. Nas dobras da educação menor: entre a institucionalização e as práticas de resistência. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O território das relações institucionalizadas abarca relações de força, valores e interesses que estão sob a égide do Estado com uma dimensão maior das construções sociais que operam pelos dinamismos da padronização, hierarquização, da representação e da identidade. Este trabalho se propõe a problematizar o território de criação e implantação do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a fim de pensar de que maneira a institucionalização permite que os tensionamentos produzidos entre as relações de maioridade e minoridade no CFP possibilitam aos seus autores/atores a criação de práticas efetivas de resistência. Desse modo, tem como objetivo mapear as relações maiores e menores que a partir da sua criação têm produzido dobras (práticas de resistência) na formação de seus autores e atores. As discussões apresentadas se articulam com a filosofia da diferença, com destaque para os estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, notadamente no que se refere aos conceitos de maior e menor, além das proposições apresentadas em torno dos conceitos de devir e rizoma. Dialogam conosco os intercessores e as conexões produzidas em torno de tais conceitos: Silvio Gallo a partir do o deslocamento para uma educação menor; Michel Foucault sobre acontecimentalizar, Sandra Corazza, Tomas Tadeu e Daniele Raic as implicações do currículo entre o maior e o menor. A presente pesquisa se desenvolve por meio do método Cartográfico posto se dedicar ao exercício de pensar rizomaticamente, de estabelecer conexões como agenciamentos coletivos e do movimento criativo e inventivo como possibilidade para criação de um plano de imanência. O estudo se dedica às desterritorializações das práticas de escrita e pesquisa acadêmica ao investir nos processos de transversalidade (GUATTARI), da implicação (PASSOS; EIRADO) e nos modos de “fazer com” (ALVAREZ; PASSOS). Nesta seara, o trabalho corrobora com a ideia de que as dimensões do menor e do maior coexistem nas zonas de fronteiras onde tais dimensões se tocam. Argumenta em favor da educação e dos atos curriculares como acontecimentalização – não apenas como fato de institucionalização ou efeito de ideologia, mas de “menorização” – do momento em que o devir-menor se instala, ainda que imperceptível. Sugere que o currículo, apesar de um constructo maior e institucionalizado, emerge como dimensão menor na medida em que vários corpos habitam suas experiências curriculantes.
Mots-clés: Educação menor
Devir
Cartografia
Acontecimentalizar
Currículo
Résumé: The territory of institutionalized relations encompasses relations of strength, values and interests that are under the aegis of the state with a major dimension of the constructions that operate by the dynamism of standardization, hierarchy, representation and identity. This dissertation aims to problematize the territory of creation and implementation of the Professor Training Center (PTC), of Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), in order to think about how institutionalization allows tensions produced between major and minor relations in the PTC enable its authors/actors to create effective resistance practices. Thus, it has the goal to map the major and minor relationships that from its creation have produced folds (resistance practices) in the educational upbringing of its authors and actors. The discussions presented are articulated with the philosophy of difference, with emphasis on the studies of Gilles Deleuze and Felix Guattari, notedly with regard to the concepts of major and minor, in addition to the propositions presented around the concepts of becoming and rhizome. The intercessors and the connections produced around such concepts dialogue with us: Silvio Galo from the shift to a minor education; Michel Foucault on “eventalization”, Sandra Corazza, Tomas Tadeu e Daniele Raic the implications of the curriculum between the major and the minor. The research is developed through the Cartographic method since it is dedicated to the exercise of thinking rhizomatically, to establish connections as collective agencies and the creative and inventive movement as a possibility for the creation of a plans of immanence. The study is dedicated to the deterritorialization of academic writing practices and research by investing in transversality processes (GUATTARI), implication (PASSOS; EIRADO) and in the “do with” modes (ALVAREZ). In this sense, the work corroborates the idea that the dimensions of the minor and major coexist in the border areas where these dimensions touch each other. It argues in favor of education and curricular acts as happenings not just as a fact of institutionalization or an effect of ideology, but of “minorization” of the moment in which the minor-becoming installs itself, even if imperceptibly. It suggests that the curriculum, despite being a major and institutionalized construct, emerges as a minor dimension to the extent that various bodies inhabit their curriculum experiences.
metadata.dc.subject.en: Minor education
Becoming
Cartography
Eventalization
Curriculum
Editeur: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
metadata.dc.publisher.department: Unidade acadêmica externa da UFRB
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Externa da UFRB
Date de publication: 19-déc-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3070
Collection(s) :PTAE UFRB - Dissertações defendidas em outras instituições

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