Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBibiano, Catia Cilene Conceição-
dc.date.accessioned2023-11-22T12:36:24Z-
dc.date.available2023-11-22T12:36:24Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.citationBIBIANO, Catia Cilene Conceição. Mercantilização e expansão do ensino superior: uma análise do curso de serviço social na modalidade de ensino á distância em Cruz Das Almas/Ba. 88 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2909-
dc.description.abstractThis study aims to understand the process of commercialization and expansion of higher education, analyzing the Social Work course in the distance learning modality, performing a literature review and a case study with students of the Social Work course at the North University Center. Paraná (UNOPAR) in the municipality of Cruz das Almas / BA. To achieve the research objectives was used as a collection instrument, data consisting of an interview with closed and open questions. For the structure of the work was made a historical course in Brazilian higher education and the implementation of public policies that facilitated the expansion and commercialization of education, during the petista governments and Fernando Henrique Cardoso. Also, the second chapter addressed the historical context of Social Work, the implementation of the distance Social Work course and CFESS's positioning in relation to this distance education course. In the third chapter is exposed the historical context of Cruz das Almas / BA, city chosen for the research. In this last chapter, some scores are made about the EaD Social Work course, as well os interviews with UNOPAR students. The main results and findings refer to the growth of the distance education modality in Social Work in the state, the precarious formation obtained from the students 'perspective, the students' profile, finally, the difficulty of insertion in the internship field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.subjectUniversidade Norte do Paraná (UNOPAR)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMercantilizaçãopt_BR
dc.subjectExpansãopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.titleMercantilização e expansão do ensino superior: uma análise do curso de serviço social na modalidade de ensino á distância em Cruz Das Almas/Bapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetivo compreender o processo de mercantilização e expansão do ensino superior, analisando o curso de Serviço social na modalidade de ensino a distância, realizando uma revisão bibliográfica e um estudo de caso com estudantes do curso de Serviço Social do polo da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) no município de Cruz das Almas/BA. Para conseguir alcançar os objetivos da pesquisa foi utilizado como instrumento de coleta, dados constituídos por uma entrevista com perguntas fechadas e abertas. Para a estrutura do trabalho foi realizado um percurso histórico no ensino superior brasileiro e a implantação de politicas publicas que facilitaram a expansão e mercantilização do ensino, durante os governos petistas e de Fernando Henrique Cardoso. Ainda, foi abordado no segundo capitulo o contexto histórico do Serviço Social, a implementação do curso de Serviço Social a distância e o posicionamento do CFESS em relação a esse curso EaD. No terceiro capitulo se expõe o contexto histórico de Cruz das Almas/BA, cidade escolhida para a realização da pesquisa. Neste último capítulo, são feitas algumas pontuações sobre o curso de Serviço Social EaD, além de realizada as entrevistas com os discentes da UNOPAR. Os principais resultados e descobertas referem-se ao crescimento da modalidade de ensino EAD em Serviço Social no estado, a precária formação obtida segundo a ótica dos alunos, o perfil dos discentes, por fim, a dificuldade de inserção no campo de estágio.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Andréa Alice Rodrigues-
dc.contributor.referee1Ávila, Heleni Duarte Dantas de-
dc.contributor.referee2Godinho, Luís Flávio Reis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enUniversity educationpt_BR
dc.subject.enExpansionpt_BR
dc.subject.enUniversity of North Paraná (UNOPAR)pt_BR
dc.subject.enCommodificationpt_BR
dc.subject.enSocial servicept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mercantilizacao_Expansao_Ensino_TCC_2019.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.