Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Especialização
Título: Prevalência dos transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão sistemática
Autor(es): Pacheco, Vaneide Silva dos Santos
Orientador(a): Silva, Kelly Cristina Atalaia da
Coorientador(a): Gaino, Silvana Batista
Referência: PACHECO, Vaneide Silva dos Santos. Prevalência dos transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão sistemática. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
Resumo: Este texto apresenta uma pesquisa que realizou análise de Relatórios de Execução de Os transtornos do neurodesenvolvimento infantil são distúrbios neurológicos que afetam atenção, memória, percepção, linguagem e interação social. Este estudo tem como objetivo revisar, descrever e analisar os principais artigos publicados nos últimos cinco anos acerca da prevalência dos transtornos do neurodesenvolvimento, com especial ênfase aos estudos que fizeram estratificação étnico-racial da prevalência destes transtornos. Também será analisada a qualidade metodológica dos estudos publicados com a escala PEDro. Foi realizada uma revisão bibliográfica em modelo de revisão sistemática, utilizando a base de dados PubMed com três descritores: children and neurodevelopmental disorder and prevalence. Além desses descritores, foi incluído um descritor racial (black), no entanto, não foi encontrado nenhum artigo que se referia ao assunto. Foram encontrados um total de 2.436 estudos, dos quais 19 estavam relacionados à discussão proposta deste estudo, o que salienta a necessidade do desenvolvimento de pesquisas relacionadas a esse assunto. Os estudos discutem a prevalência dos transtornos do Neurodesenvolvimento e apresentam uma prevalência que variou de seis a 17 a cada 100 crianças. Foi possível evidenciar com a escala PEDro que muitos dos estudos possuem uma metodologia frágil, denotando a necessidade de pesquisas mais robustas, assim como a dificuldade de alcançar um dos objetivos propostos devido à escassez de estudos com recortes étnico-racial.
Palavras-chave: Transtornos
Neurodesenvolvimento
Criança
Resumo em inglês: Child neurodevelopmental disorders are neurological disorders that affect attention, memory, perception, language and social interaction. This study aims to review, describe and analyze the main articles published in the last five years about the prevalence of neurodevelopmental disorders, with special emphasis on studies that made ethnic-racial stratification of the prevalence of these disorders. The methodological quality of studies published with the PEDro scale will also be analyzed. A bibliographic review was carried out in a systematic review model, using the Pubmed database with three descriptors: children and neurodevelopmental disorder and prevalence. In addition to these descriptors, a racial descriptor (black) was included, however, no article was found that referred to the subject. A total of 2436 studies were found, of which 19 were related to the proposed discussion of this study, which highlights the need for the development of research related to this subject. The studies discuss the prevalence of Neurodevelopmental disorders and they showed a prevalence varying amongsix to17 of every 100 children. It was possible to show with the PEDro scale that many of the studies have a fragile methodology denoting the need for more robust research, as well as the difficulty of reaching one of the proposed objectives due to the scarcity of studies with ethnic-racial cuts.
Palavras-chave em inglês: Disorders
Neurodevelopment
Child
Resumo em espanhol: Los trastornos del neurodesarrollo infantil son trastornos neurológicos que afectan la atención, la memoria, la percepción, el lenguaje y la interacción social. Este estudio tiene como objetivo revisar, describir y analizar los principales artículos publicados en los últimos cinco años sobre la prevalencia de los trastornos del neurodesarrollo, con especial énfasis en los estudios que hicieron una estratificación étnico-racial de la prevalencia de estos trastornos. También se analizará la calidad metodológica de los estudios publicados con la escala PEDro. Se realizó una revisión bibliográfica en un modelo de revisión sistemática, utilizando la base de datos Pubmed con tres descriptores: niños y trastorno del neurodesarrollo y prevalencia. Además de estos descriptores, se incluyó un descriptor racial (negro), sin embargo, no se encontró ningún artículo que se refiriera al tema. Se encontraron un total de 2.436 estudios, de los cuales 19 se relacionaron con la discusión propuesta de este estudio, lo que resalta la necesidad del desarrollo de investigaciones relacionadas con este tema. Los estudios discuten la prevalencia de los trastornos del neurodesarollo y demuestran una prevalencia que há variado entre seis y 17 a cada 100 niños. Se pudo demostrar con la escala PEDro que muchos de los estudios tienen una metodología frágil que denota la necesidad de una investigación más robusta, así como la dificultad de alcanzar uno de los objetivos propuestos debido a la escasez de estudios con cortes étnico-raciales.
Palavra em espanhol: Trastornos
Neurodesarrollo
Niño
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde
Data do documento: 13-Mai-2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Informação(ões) adicional(is): Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Psicologia Clínica”.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2806
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC

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