Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Tainá Rocha da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:45:19Z-
dc.date.available2024-07-25-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Tainá Rocha da Silva. Leitura compreensiva e estratégias de aprendizagem em estudantes dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2787-
dc.description.abstractThis study aimed to characterize the level of reading comprehension and the use of learning strategies in elementary school students and to explore the relationship between reading comprehension and learning strategies. In addition, it sought to identify possible differences in the use of learning strategies depending on the students' level of reading comprehension. Attended 200 students of both sexes, aged between 11 and 16 years (M=13.31; SD=1.45), from the sixth to the ninth grade of elementary school at a public school in a city in the Recôncavo region of Bahia. The participants collectively responded to a text structured according to the Cloze technique and the Scale of Learning Strategies for Elementary School. It was found that the average score obtained by the students evaluated was 18.92 (SD=4.79) out of a total of 40 possible points in Cloze and 1.09 (SD=0.31) points out of a total of 2 in the Scale of Learning Strategies for Elementary School. In general, the researched sample presented a performance classified as instructional in reading, with a 47.3% use of the Cloze gaps. Regarding the Scale of Learning Strategies for Elementary School, the subscale 'Cognitive Strategies' had the highest average and 'Absence of Dysfunctional Metacognitive Strategies' the lowest. The correlations between the instruments used were null and the students classified in the Frustration and Independent reading levels did not differ in terms of the use of learning strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.subjectEstratégias cognitivas - Leiturapt_BR
dc.subjectEstratégias metacognitivas - Leiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleLeitura compreensiva e estratégias de aprendizagem em estudantes dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo pretendeu caracterizar o nível de compreensão em leitura e o emprego de estratégias de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental e explorar a relação entre a compreensão em leitura e as estratégias de aprendizagem. Além disso, buscou identificar eventuais diferenças no emprego de estratégias de aprendizagem em função do nível de compreensão em leitura dos estudantes. Participaram 200 estudantes de ambos os sexos, entre 11 e 16 anos (M=13,31; DP=1,45), do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os participantes responderam, coletivamente, a um texto estruturado segundo a técnica de Cloze e a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Verificou-se que a pontuação média obtida pelos estudantes avaliados foi de 18,92 (DP=4,79) de um total de 40 pontos possíveis no Cloze e 1,09 (DP=0,31) pontos de um total de 2 no EAVAP-EF. No geral, a amostra pesquisada apresentou um desempenho classificado como instrucional em leitura, com um aproveitamento de 47,3% das lacunas do Cloze. Já no que concerne ao EAVAP-EF, a subescala ‘Estratégias Cognitivas’ foi a que apresentou a maior média e ‘Ausência de Estratégias Metacognitivas Disfuncionais’ a menor. As correlações entre os instrumentos empregados foram nulas e os estudantes classificados nos níveis de Frustração e Indepentente de leitura não se diferenciaram quanto ao emprego de estratégias de aprendizagem.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça-
dc.contributor.referee1Lopes, Adriana Lourenço-
dc.contributor.referee2Silva, Kelly Cristina Atalaia da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.enReading comprehensionpt_BR
dc.subject.enCognitive strategiespt_BR
dc.subject.enMetacognitive strategiespt_BR
dc.subject.enElementary schoolpt_BR
dc.subject.enLearning strategiespt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura_Compreensiva_Estrategias_TCC_2022.pdf783,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.