Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gabriela Vieira-
dc.date.accessioned2023-09-19T19:32:19Z-
dc.date.available2023-09-19T19:32:19Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriela Vieira. Dificuldades na aprendizagem e sua relação com a dinâmica familiar. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2696-
dc.description.abstractThis study aimed to understand to what extent the learning problems in children may be related to the family context, from the indicators of the interlocution between learning disabilities and family dynamics, raised in the research. For its realization there was a survey, as well as a review of works already published on the theme in question, in the platforms Brazil Scientific Electronic Library Online (Scielo), Psychology Electronic Periodicals (PePSIC) and Google Scholar, with descriptors that relate to the theme of this research. Thus, it was possible to list four categories of analysis, namely: Family Context; Socioeconomic and educational level of parents and/or caregivers; Socioemotional relationships between children and caregivers; and Possible strategies to be developed by Psychologists. It was possible to observe that it is of utmost importance to understand the multifactoriality of learning problems, and to consider both intra-family and extra-family factors, including during the performance of the professional psychologist, so as not to blame the child or the family, besides not understanding such difficulties as being of individual order.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblemas de aprendizagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectDinâmica familiarpt_BR
dc.subjectMultifatorialidadept_BR
dc.titleDificuldades na aprendizagem e sua relação com a dinâmica familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo compreender em que medida os problemas de aprendizagem em crianças podem estar relacionados com o contexto familiar, a partir dos indicadores da interlocução entre dificuldades de aprendizagem e dinâmica familiar, levantados na pesquisa. Para a sua realização houve um levantamento, bem como a revisão de obras já publicadas sobre a temática em questão, nas plataformas Brasil Scientific Electronic Library Online (Scielo), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e Google Acadêmico, com descritores que se relacionam com o tema desta pesquisa. Assim, foi possível elencar quatro categorias de análise, a saber: Contexto Familiar; Nível socioeconômico e educacional dos pais e/ou cuidadores; Relações socioemocionais entre crianças e cuidadores; e Possíveis estratégias a serem desenvolvidas por Psicólogos(as). Foi possível observar que é de suma importância compreender a multifatorialidade dos problemas de aprendizagem, devendo considerar fatores intrafamiliares bem como os extrafamiliares, inclusive durante a atuação do profissional psicólogo(a), a fim de não haver culpabilização da criança nem da família, além de não compreender tais dificuldades como sendo de ordem individual.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Ana Flavia-
dc.contributor.referee1Alfaya, Cristiane Ajnamei dos Santos-
dc.contributor.referee2Gaino, Silvana Batista-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.enLearning problemspt_BR
dc.subject.enChildrenpt_BR
dc.subject.enChildrenpt_BR
dc.subject.enMultifactorialitypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dificuldades_Aprendizagem_Relacao_TCC_2022.pdf540,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.