Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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dc.creatorSales, Evelin Fonseca de-
dc.date.accessioned2023-09-19T18:45:52Z-
dc.date.available2023-09-19T18:45:52Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSALES, Evelin Fonseca de. Formação de psicólogas para atuar na assistência social: estudo sobre propostas formativas dos cursos de psicologia no Recôncavo da Bahia. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2694-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado em formato de artigo.pt_BR
dc.description.abstractThe Federal Council of Psychology carried out a survey in 2012 and recognized that 67% of participating psychologists have their main activities related to health, education or social assistance. Of this percentage, 10% concerns social assistance. This data represents the significant insertion of psychology in the field of public policies and underscores the importance of an initial training in psychology providing access to discussions and practices that contribute to work in this area. In order to contribute to the extension of reflections on training focused on social assistance, the training proposal set out in three Pedagogical Projects of Psychology Courses, belonging to the territory of Recôncavo da Bahia, was followed. It was found that some principles and guidelines of the social assistance policy are considered in the training processes. However, more specific discussions about this public policy are still absent, with health policies being more addressed throughout the training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do psicólogopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleFormação de psicólogas para atuar na assistência social: estudo sobre propostas formativas dos cursos de psicologia no Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Conselho Federal de Psicologia realizou uma pesquisa em 2012 e reconheceu que 67% das psicólogas participantes têm suas atividades principais relacionadas à saúde, educação ou assistência social. Deste percentual, 10% diz respeito à assistência social. Este dado representa a significativa inserção da psicologia no campo das políticas públicas e ressalta a importância de que a formação inicial em psicologia possibilite acesso a discussões e práticas que contribuam para atuação nesta área. A fim de contribuir para ampliação de reflexões sobre a formação voltada para a assistência social, foi analisada a proposta formativa enunciada em três Projetos Pedagógicos dos Cursos de Psicologia, pertencentes ao território do Recôncavo da Bahia. Constatou-se que alguns princípios e diretrizes da política de assistência social são considerados nos processos formativos. Porém, discussões mais específicas sobre esta política pública ainda são ausentes, sendo as políticas de saúde mais abordadas ao longo da formação.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Luane Neves-
dc.contributor.referee1Santana, Inayara Oliveira de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Roberval Passos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.enTraining psychologistpt_BR
dc.subject.enCurriculumpt_BR
dc.subject.enUniversity educationpt_BR
dc.subject.enSocial assistancept_BR
dc.subject.enPublic policypt_BR
dc.subject.esFormación de psicólogopt_BR
dc.subject.esCurriculumpt_BR
dc.subject.esEnseñanza superiorpt_BR
dc.subject.esAsistencia socialpt_BR
dc.subject.esPolíticas públicaspt_BR
dc.description.abstract-esEl Consejo Federal de Psicología realizó una encuesta en 2012 y reconoció que el 67% de los psicólogos participantes tienen sus principales actividades relacionadas con la salud, la educación o la asistencia social. De este porcentaje, el 10% se refiere a la asistencia social. Este dato representa la inserción significativa de la psicología en el campo de las políticas públicas y subraya la importancia de una formación inicial en psicología que permita acceder a discusiones y prácticas que contribuyan al trabajo en esta área. Para contribuir a la ampliación de reflexiones sobre la formación enfocada en la asistencia social, se siguió la propuesta formativa plasmada en tres Proyectos Pedagógicos de Cursos de Psicología, pertenecientes al territorio del Recôncavo da Bahia. Se encontró que algunos principios y lineamientos de la política de asistencia social son considerados en los procesos de formación. Sin embargo, todavía faltan discusiones más específicas sobre esta política pública, siendo las políticas de salud más abordadas a lo largo de la capacitación.pt_BR
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