Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Ensino superior, tecnologia assistiva e pessoas com deficiência visual: articulações possíveis
Autor(es): Cerqueira, Kelly Grazielly da Silva Siqueira e
Orientador(a): Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
Membro(a) da banca: Pimentel, Susana Couto
Membro(a) da banca: Santos, Odair Vieira dos
Membro(a) da banca: Souza, Rita de Cássia Santos
Referência: CERQUEIRA, Kelly Grazielly da Silva Siqueira e. Ensino superior, tecnologia assistiva e pessoas com deficiência visual: articulações possíveis. 2021. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade) - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, 2021.
Resumo: A deficiência visual atinge milhões de pessoas em todo o mundo, e, entre os brasileiros, é a deficiência mais comum. Nota-se um número crescente dessas pessoas em espaços regulares de ensino e, consequentemente, na Educação Superior. A Tecnologia Assistiva torna-se imprescindível às pessoas com deficiência quando garante a sua participação nos espaços educacionais. Nas Instituições de Ensino Superior, mesmo diante do cenário de distanciamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus SARS COV-2, causador da doença Covid-19 em 2020, as aulas foram asseguradas por meios não presenciais a todos, inclusive às pessoas com deficiência. Pois, nenhum estudante deve ficar excluído do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esta pesquisa tem como objetivo verificar o uso e a efetividade da Tecnologia Assistiva (TA), relacionando as barreiras encontradas por estudantes com deficiência visual na comunicação e na informação no ERE nos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para o desenvolvimento desse estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa, mediante um Estudo de Caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista semiestruturada, a observação e as notas de campo. Os participantes da pesquisa foram estudantes com deficiência visual, os professores, os profissionais e bolsistas que estavam envolvidos no processo formativo desses estudantes. A análise dos dados foi pelo método de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo indicam que a maioria dos professores e bolsistas buscam por formações continuadas e reconhecem a TA como indispensável no acesso à informação e à comunicação desses estudantes. Os estudantes com deficiência visual reconhecem que a troca de experiência e o apoio desenvolvido no dia a dia possibilitam encontrar a TA para a funcionalidade desejada. Nessa relação entre eles, as ações e as estratégias, como políticas institucionais, bolsistas para acompanhar individualmente os estudantes com deficiência, disponibilização e aquisição de TA, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de cada estudante. Verificou-se que a IES disponibiliza TA, porém não oferta capacitação para a utilização e a apropriação dos conhecimentos necessários para atuar com ela. Essa é considerada como ferramenta facilitadora, mas não, e em seu sentido mais amplo, como ação ou estratégia para a inclusão do estudante. A partir dos resultados encontrados, a pesquisadora propõe o desenvolvimento de um espaço online, (site) na internet, identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos e informações em multimídia, que disponibilize as práticas inclusivas no ensino superior na área de deficiência visual. Almeja-se que esse espaço estabeleça uma relação de reciprocidade entre as IES do Brasil e do mundo para fortalecer uma rede de apoio, formação de grupos de “bate papo” e disponibilização de conhecimentos que versem sobre TA para pessoas com deficiência visual. Pretende-se formar uma interconexão de ideias e experiências para inclusão na educação superior do estudante com deficiência visual. Percebe-se que mesmo com a equiparação de oportunidades que a Tecnologia Assistiva proporciona, ainda tem muito a ser realizado para garantir um ensino com qualidade a esses estudantes, possibilitando sua permanência na Educação Superior.
Palavras-chave: Deficiência visual
Pessoas com deficiência
Tecnologia assistiva
Ensino superior
Resumo em inglês: Visual impairment affects millions of people around the world, and among Brazilians, it is the most common disability. There is a growing number of these people in regular teaching spaces, and consequently, in Higher Education. Considering the social distancing scenario caused by the SARS COV-2 coronavirus pandemic, which caused the Covid-19 disease in 2020, it is well-known that classes at colleges have been provided to everyone by some other means rather than face-to-face environments, including people with disabilities. Therefore, it becomes clear that no student, whatsoever, should be excluded from Emergency Remote Teaching (ERT). This research aims to verify the use and effectiveness of Assistive Technology (AT), relating to the barriers encountered by students with visual impairments in communication and information in the ERT in undergraduate courses at a Higher Education Institution (HEI). For the development of this study, a qualitative approach was used, through a Case Study. The instruments of data collection used were semi-structured interviews, observation and field notes. The research participants were: visually impaired students, professors, professionals and scholarship students who were involved in the training process of these visually-impaired students. Data analysis was performed using the content analysis method. The results of this study shed light on the fact that most participants seek continuing education and recognize AT as essential for towards reaching information and communication for these students. They recognize that both the exchange of experience and the support developed on a daily basis make it possible to find the functionality which is aimed at. In this relationship between them, actions and strategies contribute to the teaching and learning process of each student. It was found that, notwithstanding the fact that HEIs provides AT, no training is offered for the use and appropriation of the knowledge needed to work with AT and that this is simply considered as a facilitating tool and not with, its broader sense, of an action or strategy for the inclusion of the student. Based on the outcomes that have been found out, the researcher proposes the development of an online space (site) in internet identified by a domain name, consisting of one or more hypertext pages, which may contain text and multimedia information, which makes available inclusive practices in higher education in the area of visual impairment. It is hoped that this space will establish a reciprocal relationship between HEIs in Brazil and the world in order to strengthen a support network, formation of “chat” groups and availability of knowledge about AT for those with visual impairment. It is intended to form an interconnection of ideas and experiences for higher educational inclusion of students with visual impairments. It is noticed that even with the equalization of opportunities that Assistive Technology provides, there is still a lot to be done to ensure the permanence and quality teaching of such students in Higher Education.
Palavras-chave em inglês: Visual impairment
Disabled people
Assistive technology
University education
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Data do documento: 2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Informação(ões) adicional(is): Produto educacional: ECICADV - Espaço de comunicação e informação colaborativo para apoio à pessoa com deficiência visual.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2610
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