Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: “Quando a estrada vai além do que se vê”: desafios e possibilidades de atuação do psicólogo escolar
Autor(es): Possatto, Jessica de Medeiros
Orientador(a): Lopes, Adriana Lourenço
Membro(a) da banca: Rabelo, Doris Firmino
Membro(a) da banca: Moura, Francine Bom Conselho Peixoto Pereira
Referência: POSSATTO, Jessica de Medeiros. “Quando a estrada vai além do que se vê”: desafios e possibilidades de atuação do psicólogo escolar. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2016.
Resumo: De acordo com a Resolução nº 5, de 15 de março de 2011, que dispõe sobre o currículo dos cursos de graduação em Psicologia, “o estágio supervisionado específico incluirá o desenvolvimento de práticas integrativas das competências, habilidades e conhecimentos que definem cada ênfase proposta pelo projeto de curso” (BRASIL, 2011, p. 7). O Regulamento dos estágios do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), propõe que estágios podem ser vinculados às ênfases de Psicologia e Processos Educativos e Psicologia Clínica e Promoção da Saúde (UFRB, 2011). Optei, inicialmente, pela ênfase em Psicologia Clínica e Promoção da Saúde. Porém, após três meses de estágio decorrido, por questões institucionais foi necessário que eu mudasse para a ênfase em Psicologia e Processos Educativos. Entrei em um grupo que já havia iniciado suas atividades, e por isso precisei me adequar sendo necessário algumas supervisões extras, apenas comigo e a orientadora, e realizar, individualmente, as leituras que já haviam sido discutidas. Devido ao calendário escolar, pude entrar em contato com o campo de estágio no mesmo período que o grupo. Este trabalho é um relato da experiência que vivi como estagiária de Psicologia Escolar, em uma escola de tempo integral de Santo Antônio de Jesus – BA, durante os meses de fevereiro a julho de 2016. O Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar tem como objetivo: identificar e analisar possibilidades de atuação do/a psicólogo/a no contexto escolar, visando o desenvolvimento e/ou aprimoramento de conhecimentos e habilidades necessárias ao processo formativo do futuro profissional em Psicologia. Na primeira parte, abordo a fundamentação teórica e os desafios e possibilidades da atuação em Psicologia Escolar, contextualizo o ensino atual da educação integral/em tempo integral, em seguida, caracterizo o campo de estágio. Na segunda parte, apresento as atividades realizadas, os resultados e aprendizagens obtidos nesse contexto, essenciais para a minha formação e futura atuação.
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia escolar
Gestalt-Terapia
Processos educativos
Escola integral
Santo Antônio de Jesus (BA)
Resumo em inglês: According to Resolution nº 5, of March 15, 2011, which provides for the curriculum of undergraduate courses in Psychology, “the specific supervised internship will include the development of practices that integrate skills, abilities and knowledge that define each emphasis proposed by the course project” (BRASIL, 2011, p. 7). The Regulation of internships in the Psychology course at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB) proposes that internships can be linked to the emphases of Psychology and Educational Processes and Clinical Psychology and Health Promotion (UFRB, 2011). Initially, I opted for an emphasis on Clinical Psychology and Health Promotion. However, after three months of internship, for institutional reasons it was necessary for me to change to an emphasis on Psychology and Educational Processes. I joined a group that had already started its activities, and therefore I had to adapt, requiring some extra supervision, just with me and the advisor, and carrying out, individually, the readings that had already been discussed. Due to the school calendar, I was able to get in touch with the internship camp at the same time as the group. This work is a report of the experience I lived as a School Psychology intern, in a full-time school in Santo Antônio de Jesus - BA, during the months of February to July 2016. The Supervised Internship in School Psychology aims to: identify and to analyze the psychologist's possibilities of acting in the school context, aiming at the development and/or improvement of knowledge and skills necessary for the training process of the future professional in Psychology. In the first part, I address the theoretical foundation and the challenges and possibilities of acting in School Psychology, I contextualize the current teaching of integral/full-time education, then I characterize the internship field. In the second part, I present the activities carried out, the results and lessons learned in this context, essential for my training and future work.
Palavras-chave em inglês: Psychology
School psychology
Gestalt-Therapy
Educational processes
Integral school
Santo Antônio de Jesus (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 2016
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Informação(ões) adicional(is): Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-08-25T19:37:08Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2602
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