Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2600
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | Psicologia escolar e escola integral: experiências em estágio supervisionado |
Autor(es): | Barreto, Emily |
Orientador(a): | Lopes, Adriana Lourenço |
Membro(a) da banca: | Fonseca, Maria Goretti da |
Membro(a) da banca: | Matos, Marília Neri |
Referência: | BARRETO, Emily. Psicologia escolar e escola integral: experiências em estágio supervisionado. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2016. |
Resumo: | O presente relatório final ou trabalho de conclusão de curso apresenta as atividades realizadas no decorrer do Estágio Supervisionado no curso de graduação em Psicologia (CCS/UFRB), que tem como objetivos identificar e analisar possibilidades de atuação do/a psicólogo/a no contexto escolar, visando o desenvolvimento e/ou aprimoramento de conhecimentos e habilidades necessárias ao processo formativo do futuro profissional em Psicologia. O estágio supervisionado, como se apresenta no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia (2008) configura-se como um “conjunto de experiências diversificadas realizadas em instituições ou serviços de Psicologia que permitam o desenvolvimento integrado das competências e habilidades previstas no núcleo comum, permitindo que os conhecimentos concretizem-se em ações profissionais” (p. 31). Considerando a ênfase escolhida para realizar o estágio - Psicologia e Processos Educativos, este trabalho versa sobre a atuação do psicólogo escolar em uma instituição de ensino em tempo integral. O primeiro capítulo trata da relação existente entre Psicologia e Educação, campos do conhecimento que tem estabelecido relações estreitas, e suas reverberações na sociedade brasileira. Apresenta-se um breve histórico do desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão, que culmina na diferenciação entre Psicologia Escolar e Educacional, perpassando as possibilidades de atuação do profissional psicólogo no contexto escolar. Discute-se sobre Educação e Escola Integral, enquanto um campo de atuação do psicólogo escolar. Em seguida, apresenta algumas reflexões acerca da transição das séries (anos) iniciais para as finais do Ensino Fundamental. O segundo capítulo caracteriza o campo de estágio e o terceiro descreve as atividades realizadas durante o período de fevereiro a julho de 2016 numa instituição pública de educação em tempo integral. O quarto capítulo busca apresentar uma articulação teórico-prática a partir das contribuições da Psicologia Escolar e finaliza com as principais considerações a respeito das experiências, dificuldades e aprendizagens importantes no campo de estágio. |
Palavras-chave: | Psicologia Psicologia escolar Psicologia educacional Processos educativos Escola integral |
Resumo em inglês: | This final report or course conclusion work presents the activities carried out during the Supervised Internship in the undergraduate course in Psychology (CCS/UFRB), which aims to identify and analyze possibilities for the psychologist to work in the school context , aiming at the development and/or improvement of knowledge and skills necessary for the training process of the future professional in Psychology. The supervised internship, as presented in the Pedagogical Project of the Psychology Course (2008) is configured as a “set of diversified experiences carried out in Psychology institutions or services that allow the integrated development of the competences and abilities foreseen in the common core, allowing that the knowledge materialize in professional actions” (p. 31). Considering the emphasis chosen to carry out the internship - Psychology and Educational Processes, this work deals with the performance of the school psychologist in a full-time teaching institution. The first chapter deals with the relationship between Psychology and Education, fields of knowledge that have established close relationships, and their reverberations in Brazilian society. A brief history of the development of Psychology as a science and profession is presented, which culminates in the differentiation between School and Educational Psychology, permeating the possibilities of the professional psychologist's performance in the school context. It discusses Education and Integral School, as a field of action of the school psychologist. Then, it presents some reflections about the transition from the initial grades (years) to the final grades of Elementary School. The second chapter characterizes the internship field and the third describes the activities carried out during the period from February to July 2016 in a public institution of full-time education. The fourth chapter seeks to present a theoretical-practical articulation based on the contributions of School Psychology and ends with the main considerations regarding the experiences, difficulties and important learning in the internship field. |
Palavras-chave em inglês: | Psychology School psychology Educational psychology Educational processes Full school |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Data do documento: | 2016 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Informação(ões) adicional(is): | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-08-25T18:24:04Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2600 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Psicologia_Escolar_Escola_TCC_2016.pdf | 200,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.