Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Ingride Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T17:04:26Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T17:04:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ingride Souza. Possibilidades de atuação em psicologia escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2598 | - |
dc.description.abstract | This work was produced from the experiences that occurred during the Supervised Internships (I and II) of the Psychology course at the Centro of Health Sciences (CCS) at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), under the guidance of Professor Adriana Lourenço Lopes. The internship was carried out in a municipal school in the final years of Elementary School located in a neighborhood considered peripheral to Santo Antônio de Jesus - BA, from July to December 2018. This Supervised Internship aims to identify and analyze possibilities for the psychologist to work in the school context, aiming at development and/or improvement of knowledge and skills necessary for the training process of the future professional in Psychology. The internship group consisted of nine undergraduates who were divided into two camps - municipal public schools. In this work, will described the internship activities carried out with the students of a class of Youth and Adult Education (EJA) of the afternoon shift of a school municipality located in Santo Antônio de Jesus-BA. This report consists of four sections. The first part discusses on the theoretical foundation, which served as a basis for the practices of the supervised internship. In the second session, we present the main characteristics of the internship field (municipal school located in Santo Antônio de Jesus-BA) and its dynamics. Then we describe and we analyzed the activities carried out during the internship period. At end, we discussed our difficulties and lessons learned during the course of the internship. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Santo Antônio de Jesus | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de atuação em psicologia escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi produzido a partir das vivências ocorridas durante os Estágios Supervisionados (I e II) do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sob orientação da Professora Adriana Lourenço Lopes. O estágio foi realizado em uma escola municipal dos anos finais do Ensino Fundamental localizada num bairro considerado como periférico de Santo Antônio de Jesus - BA, no período de julho a dezembro de 2018. Esse Estágio Supervisionado tem com objetivos identificar e analisar possibilidades de atuação do/a psicólogo/a no contexto escolar, visando o desenvolvimento e/ou aprimoramento de conhecimentos e habilidades necessárias ao processo formativo do futuro profissional em Psicologia. O grupo de estágio era composto por nove graduandas que foram divididas em dois campos - escolas públicas municipais. Nesse trabalho, serão descritas as atividades de estágio realizadas com os estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do turno vespertino de uma escola municipal localizada em Santo Antônio de Jesus-BA. Esse relatório é composto por quatro sessões. A primeira parte discorre sobre a fundamentação teórica, a qual serviu de embasamento para as práticas do estágio supervisionado. Na segunda sessão, apresentamos as características principais do campo de estágio (escola municipal localizada em Santo Antônio de Jesus-BA) e sua dinâmica. Em seguida, descrevemos e analisamos as atividades realizadas durante o período do estágio. Ao final, discutimos sobre nossas dificuldades e aprendizagens vivenciadas no percurso do estágio. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Adriana Lourenço | - |
dc.contributor.referee1 | Cardeal, Cintia Mota | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Kelly Cristina Atalaia da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCS - Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.en | Psychology | pt_BR |
dc.subject.en | School psychology | pt_BR |
dc.subject.en | School psychology | pt_BR |
dc.subject.en | Santo Antônio de Jesus | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Possibilidades_Atuacao_Psicologia_TCC_2019.pdf | 427,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.