Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Roberta Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T15:40:33Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T15:40:33Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Roberta Brandão. Pedrinho: o menino que não desenhava. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2597 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of the report written here is to present and discuss the experiences in the Specific Internship of the emphasis on health psychology, a mandatory curricular component of the psychology course at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). The internship was developed from the insertion in clinical psychology, being the protagonist environment of the practices of this report, the UFRB Psychology Service in the municipality of Santo Antônio de Jesus - Bahia. The experience took place from May 2017 to March 2018. In the following lines, the present work presents an overview of the supporting theoretical-methodological framework for the understanding and discussion of the case analyzed here. I will bring a little about doing Gestalt Therapy with children, the importance of the family in the therapeutic process, the concepts of healthy and unhealthy functioning, as well as concepts about contact functions and avoidant adjustments and diagnostic thinking and psychotherapy with children. Finally, I will describe about learning difficulties and the way in which Gestalt therapy deals with this theme. Then, I will describe the case, demand and field conditions, in addition to the procedures used and the most relevant sessions. Finally, I will discuss the case, relating it to current and relevant literature. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Psicologia clínica | pt_BR |
dc.subject | Serviço de Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Gestalt-Terapia | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Santo Antônio de Jesus | pt_BR |
dc.title | Pedrinho: o menino que não desenhava | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O relatório aqui escrito tem como finalidade apresentar e discutir as experiências em Estágio Específico da ênfase em psicologia da saúde, componente curricular obrigatório do curso de psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O estágio se desenvolveu a partir da inserção na da psicologia clínica, sendo o ambiente protagonista das práticas deste relatório, o Serviço de Psicologia da UFRB no município de Santo Antônio de Jesus – Bahia. A experiência ocorreu no período de maio de 2017 a março de 2018. Nas linhas seguintes, o presente trabalho apresenta um apanhado sobre o referencial teórico-metodológico sustentador para o entendimento e discussão do caso aqui analisado. Trarei um pouco sobre a o fazer da Gestalt-Terapia com crianças, a importância da família no processo terapêutico, os conceitos de funcionamento saudável e não saudável, assim como conceitos sobre funções de contato e os ajustamentos evitativos e pensamento diagnóstico e a psicoterapia com crianças. Por fim, descreverei sobre dificuldade de aprendizagem e a maneia com a qual a Gestalt-terapia lida com este tema. Em seguida, descreverei o caso, a demanda e as condições de campo, além dos procedimentos utilizados e as sessões mais relevantes. Por fim, farei uma discussão sobre o caso, relacionando-o com a literatura atual e pertinente. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Davi, Edmar Henrique Dairell | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Willian Tito Maia | - |
dc.contributor.referee2 | Reale, Maria Júlia Uchôa | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCS - Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | pt_BR |
dc.subject.en | Psychology | pt_BR |
dc.subject.en | Clinical psychology | pt_BR |
dc.subject.en | Psychology Service | pt_BR |
dc.subject.en | Gestalt-Therapy | pt_BR |
dc.subject.en | Child psicology | pt_BR |
dc.subject.en | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.subject.en | Santo Antônio de Jesus | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedrinho_Menino_Nao_TCC_2018.pdf | 575,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.