Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Permanência na educação superior: percepções de estudantes com deficiência da UFRB
Autor(es): Cerqueira, Mayne Costa
Orientador(a): Pimentel, Susana Couto
Membro(a) da banca: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
Membro(a) da banca: Souza, Lucimêre Rodrigues de
Referência: CERQUEIRA, Mayne Costa. Permanência na educação superior: percepções de estudantes com deficiência da UFRB. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade) - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, 2022.
Resumo: O acesso de pessoas com deficiência à Educação Superior é garantido por várias políticas públicas em vigência no Brasil, porém, para além do acesso, é necessário incentivar a adoção de ações e medidas com vistas a proporcionar a permanência destes estudantes em tal nível de ensino. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes com deficiência, matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, sobre a construção de mecanismos institucionais para sua permanência na Educação Superior. Para desenvolvimento deste estudo foi utilizado o método da pesquisa qualitativa, mediante um Estudo de Caso, com a abordagem da Fenomenologia, que se baseia no estudo dos fenômenos, daquilo que é dado, buscando explorá-lo. No que se refere à discussão teórica, os autores Coulon; Goffman; Pimentel; Oliveira; Silva; Diniz; constituíram-se importantes referenciais para discussão do objeto de pesquisa aqui apresentado. Os marcos legais sobre inclusão utilizados baseiam-se na Constituição Federal do Brasil (1988), Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990) ; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996; Declaração de Salamanca (1994); Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146/2015; e na Lei de Cotas nº 13.409/2016, além dos normativos e instrumentos legais que discutem a política de inclusão da instituição pesquisada. Os instrumentos para o levantamento de dados foram a análise documental e a entrevista semiestruturada com os discentes com deficiência matriculados nos cursos de graduação da UFRB. Para análise dos dados levantados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo, sendo definidas três categorias para este procedimento. Os resultados desta investigação revelam que a necessidade de expansão das atividades do Núcleo de Políticas de Inclusão para os outros Centros de Ensino, além de desconhecimento dos estudantes acerca das políticas institucionais de inclusão. Destaca-se ainda que, apesar de passarem por desafios semelhantes aos demais estudantes, em termos de estranhamento e aprendizagem dos complexos códigos do universo acadêmico, os estudantes com deficiência precisam também superar resistências, barreiras e estigmas que perpassam suas trajetórias, tendo em vista a manutenção de seus projetos de vida e perspectivas de futuro. O produto final desta pesquisa, desenvolvido a partir dos resultados encontrados, foi a proposição de elaboração de um aplicativo para dispositivos móveis com vistas a intensificar a construção de caminhos que agregam a permanência dos estudantes com deficiência nela matriculados.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Educação inclusiva
Ensino superior
Direito à educação
Políticas públicas - Educação superior
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Resumo em inglês: The access of people with disabilities to Higher Education is guaranteed by several public policies in force in Brazil, however, beyond the access, it is necessary to encourage the adoption of actions and measures to provide the permanence of these students in such level of education. In that regard, this study aimed to analyze the perception of students with disabilities, enrolled in undergraduate courses at the Federal University of Recôncavo da Bahia, about the construction of institutional mechanisms for their permanence in Higher Education. To develop this study, the qualitative research method was used, through a Case Study, with the Phenomenology approach, which is based on the study of phenomena, of what is given, seeking to explore it. Regarding the theoretical discussion, the authors Coulon; Goffman; Pimentel; Oliveira; Silva; and Diniz were important references for the discussion of the research object presented here. The legal frameworks on inclusion used are based on the Federal Constitution of Brazil (1988), World Declaration of Education for All (1990) ; Law of Guidelines and Bases for National Education No. 9,394/1996; Salamanca Declaration (1994); Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities nº 13,146/2015; and in the Quota Law nº 13.409/2016, besides the regulations and legal instruments that discuss the inclusion policy of the researched institution. The instruments for data acquisition were document analysis and semi-structured interviews with students with disabilities enrolled in undergraduate courses at UFRB. To analyze the data collected, the Content Analysis method was used, through a procedure with three defined categories. The results of this investigation reveal the need for expasion of the activities of the Center for Inclusion Policies to other Teaching Centers, in addition to the students' lack of knowledge about institutional inclusion policies. It is also highlighted that, despite going through similar challenges as the other students, whether because of difficulties and learning of the complex codes of academic experience, students with disabilities must also need to overcome resistance, barriers and stigmas that permeate their trajectories, in order to maintenance of their life projects and future perspectives. The final product of this research, developed from the results, was the propositon to develop an application for mobile devices in order to intensify the construction of paths that add the permanence of students with disabilities enrolled in that place.
Palavras-chave em inglês: Disabled people
Inclusive education
University education
Right to education
Public policies - Higher education
Federal University of Reconcavo da Bahia
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Data do documento: 30-Set-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Informação(ões) adicional(is): Produto Educacional: Protótipo de aplicativo para dispositivos móveis - UNIACESS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URl da licença Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2589
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