Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2581
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Especialização |
Título: | Da sala de aula para a rua: propondo geografias e afetos sobre o contexto cultural do Recôncavo Baiano |
Autor(es): | Silva, Aisllan Damacena Souza da |
Orientador(a): | Amorim, Pedro Filho Amorim |
Referência: | SILVA, Aisllan Damacena Souza da. Da sala de aula para a rua: propondo geografias e afetos sobre o contexto cultural do recôncavo baiano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cidadania e Ambientes Culturais) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019. |
Resumo: | O estudo propõe a aula de campo como uma metodologia para se discutir as Geografias culturais das ruas do Recôncavo, contemplando as diferenças e semelhanças temporais, históricas e socioculturais nos municípios de Cachoeira, Muritiba e Santo Amaro. Com isso, pedagogicamente, há a intenção de criar itinerários culturais nessas cidades que venham servir de caminhos que possibilitem aos estudantes a construção de mapas afetivos desses espaços urbanos, sobretudo através das contribuições que são dadas pela Geografia nas ruas, isto é, pela prática pedagógica da aula de campo. Este texto foi construído com base em metodologias qualitativas, tais como: levantamentos e releituras de fontes bibliográficas; observação in loco; e conversa informal com um professor de uma escola pública. Os resultados apontam que as ruas do Recôncavo se constituem como verdadeiros laboratórios a céu aberto pra se praticar e aprender Geografia. |
Palavras-chave: | Ambientes culturais Cachoeira (BA) Mapas afetivos Muritiba (BA) Recôncavo Baiano Santo Amaro (BA) |
Resumo em inglês: | The study proposes the field class as a methodology to discuss the cultural geographies of Recôncavo streets, contemplating the temporal, historical and sociocultural differences and similarities in the municipalities of Cachoeira, Muritiba and Santo Amaro. With this, pedagogically, it is intended to create cultural itineraries in these cities that will serve as paths that enable students to build affective maps of these urban spaces, especially through the contributions that are made by Geography on the streets, that is, by pedagogical practice. from field class. This text was built based on qualitative methodologies, such as: surveys and rereading of bibliographic sources; observation on site; and informal conversation with a public school teacher. The results show that the streets of Recôncavo constitute true open-air laboratories to practice and learn geography. |
Palavras-chave em inglês: | Cultural environments Affective maps |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Cidadania e Ambientes Culturais |
Data do documento: | 2019 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2019 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2581 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Especialização em Cidadania e Ambientes Culturais - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sala_Aula_Rua_TCC_2019.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.