Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Wívia Ananda Souza Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T17:53:04Z | - |
dc.date.available | 2023-07-25 | - |
dc.date.issued | 2019-09-11 | - |
dc.identifier.citation | Lima, Wívia Ananda Souza Santos. Tornar-se universitário/a na meia-idade: um olhar através das lentes de gênero e idade/geração. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicada – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2545 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Tornar-se universitário/a na meia-idade: um olhar através das lentes de gênero e idade/geração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir das novas políticas públicas de democratização ao acesso da educação superior, um novo público, diverso, teve a possibilidade de ingressar na universidade, entre eles, mulheres e homens em idade adulta. Diante desse novo cenário, que impõe também novos desafios à universidade e também novas reflexões, reorganizações, esse artigo pretende apresentar uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como objetivo compreender quais desafios e aprendizagens fazem parte do percurso acadêmico de estudantes de meia-idade, ou seja, de indivíduos que possuem uma série de responsabilidades associadas à adultez, Desde uma perspectiva interseccional, escutamos, através de entrevista compreensiva, dois estudantes, uma mulher e um homem, de modo que nossa análise é recortada não apenas pelo marcador idade/geração, mas também por gênero e suas interseccionalidades. Haja vista que estamos num território com forte presença negra e marcado por uma história de escravização e de exclusões que se fazem ver até hoje, não seria possível uma análise que desconsiderasse a questão de raça e de classe, que interseccionadas a gênero dão tonalidades particulares às experiências dos entrevistados. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Urpia, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tornarse_Universitario_Meia_TCC_2019.pdf | 557,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.