Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2545
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Wívia Ananda Souza Santos-
dc.date.accessioned2023-07-25T17:53:04Z-
dc.date.available2023-07-25-
dc.date.issued2019-09-11-
dc.identifier.citationLima, Wívia Ananda Souza Santos. Tornar-se universitário/a na meia-idade: um olhar através das lentes de gênero e idade/geração. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicada – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2545-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.titleTornar-se universitário/a na meia-idade: um olhar através das lentes de gênero e idade/geraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA partir das novas políticas públicas de democratização ao acesso da educação superior, um novo público, diverso, teve a possibilidade de ingressar na universidade, entre eles, mulheres e homens em idade adulta. Diante desse novo cenário, que impõe também novos desafios à universidade e também novas reflexões, reorganizações, esse artigo pretende apresentar uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como objetivo compreender quais desafios e aprendizagens fazem parte do percurso acadêmico de estudantes de meia-idade, ou seja, de indivíduos que possuem uma série de responsabilidades associadas à adultez, Desde uma perspectiva interseccional, escutamos, através de entrevista compreensiva, dois estudantes, uma mulher e um homem, de modo que nossa análise é recortada não apenas pelo marcador idade/geração, mas também por gênero e suas interseccionalidades. Haja vista que estamos num território com forte presença negra e marcado por uma história de escravização e de exclusões que se fazem ver até hoje, não seria possível uma análise que desconsiderasse a questão de raça e de classe, que interseccionadas a gênero dão tonalidades particulares às experiências dos entrevistados.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Urpia, Ana Maria de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Appears in Collections:CECULT - Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tornarse_Universitario_Meia_TCC_2019.pdf557,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.