Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaz, Idacelia Santos da-
dc.date.accessioned2023-03-13T19:36:39Z-
dc.date.available2023-03-13T19:36:39Z-
dc.date.issued2013-06-03-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2183-
dc.description.abstractThe Teaching of Natural Sciences has been marked along the times, by deep changes regarding deeds of teaching and learning. The traditional design no longer meets the educational needs of today's society, and, therefore, it imposes on teachers the challenge of breaking de contextualized teaching practices, and focus on dynamic and innovative methodological proposals. This study aimed to investigate the training of teachers of natural sciences in order to understand the effective pedagogical practice in the 6th year of elementary school in a public school of the Cabaceiras Paraguassu - Bahia. The theoretical framework used to inform the study were Delizoicov (1990); Krasilchik (1987); Cachapuz (2005), Carvalho (2003) and (2004), Freire (1996), Santos and Greca (2006) Pozo (2009), NCP (1997) and (2001), Tardif, (2002). The research was a qualitative, exploratory, using as an instrument for data collection, the direct observation, document analysis, interview and questionnaire in order to get stories and information dispensed by teachers and students of the 6th grade level, besides the legal apparatus. The results showed that the teaching of natural sciences remain guided by the transmission of knowledge by teachers and memorization technique by students. Moreover, we believe that one should think about the ongoing investment in teacher training and in promoting conditions that the teaching-learning process may make sense to teachers and learners.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCiências naturais - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectContextualização - Aprendizagempt_BR
dc.titleFormação de professores para o ensino de ciências – naturais: do cotidiano da vida ao conhecimento científico no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Ciências Naturais tem sido marcado, ao longo dos tempos, por profundas transformações no que diz respeito aos atos de ensinar e de aprender. A concepção tradicional não mais satisfaz as necessidades educativas da sociedade atual, e, portanto, se impõe aos professores o desafio de romper com práticas pedagógicas descontextualizadas, e de privilegiar propostas metodológicas dinâmicas e inovadoras. Objetivou-se nesse estudo investigar a formação de professores de Ciências Naturais, visando compreender a prática pedagógica efetivada no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Cabaceiras do Paraguaçu - Bahia. Os aportes teóricos utilizados para subsidiar o estudo foram Delizoicov (1990); Krasilchik (1987); Cachapuz (2005), Carvalho (2003) e (2004), Freire, (1996), Santos e Greca (2006) Pozo (2009), PCN (1997) e Diretrizes Curriculares Nacionais (2001), Tardif, (2002). A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como instrumento para levantamento de dados a observação direta, análise documental, entrevista e questionário, com a finalidade de buscar narrativas e informações dispensadas pelos professores e alunos do 6o ano do ensino fundamental, além do aparato legal. Os resultados obtidos evidenciaram que o ensino de Ciências Naturais se mantém pautado na transmissão do conhecimento da parte docente e na técnica de memorização pelos estudantes. Ademais, acreditamos que há de se pensar no investimento permanente na formação de professores, bem como na promoção de condições para que o processo ensino-aprendizagem possa fazer sentido para ensinantes e aprendentes.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Neilton da-
dc.contributor.referee1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee2Silva, Rosana Petitinga-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enTeacher educationpt_BR
dc.subject.enNatural sciences - Study and teachingpt_BR
dc.subject.enContextualization - Learningpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao_Professores_Ensino_TCC_2013.pdf300,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.