Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maria Raimunda Oliveira de-
dc.date.accessioned2023-03-10T21:07:14Z-
dc.date.available2023-03-10T21:07:14Z-
dc.date.issued2013-07-03-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2177-
dc.description.abstractThis study aimed to identify the profile of the Sciences’ teacher of the final years of Elementary School in the Municipal School Edivaldo Machado Boaventura, and what perceptions they have about sexuality and its importance in the school. It is a cross-sectional, descriptive and qualitative approach, carried out with 7 teachers, obtaining data through a semi-structured questionnaire. The results showed that 58% of teachers were not prepared to work with sex education during their training, but claim that the approach on the subject is important to room and that sexuality is part of the healthy development of every human. Yet 72% reported that the institution in which they work, did not exercise its role of guiding the students consciously and responsibly about sexuality. Thus, to have a liberating and transformative education, the teacher needs to consider the relevance of the topic and learn to deal with the same.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidade - Estudo e ensino // Escola - Ensino fundamental // Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEscola - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleA educação sexual nos anos finais do ensino fundamental no Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura: uma análise e percepção dos docentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar o perfil dos docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura, e quais percepções eles têm sobre a sexualidade e a sua importância no âmbito escolar. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem qualitativa, realizado com 7 docentes, obtendo os dados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciaram que 58% dos docentes não foram preparados para trabalhar com educação sexual durante a sua formação profissional, mas afirmam que a abordagem sobre o tema é importante em sala e que a sexualidade faz parte do desenvolvimento saudável de todo ser humano. Ainda assim 72% relataram que a instituição em que trabalham, não exercia o seu papel de orientar os educandos de maneira consciente e responsável sobre a sexualidade. Desta forma, para que tenhamos uma educação libertadora e transformadora, o docente precisa considerar a relevância do tema e aprender a lidar com o mesmo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ana Karina da Silva-
dc.contributor.referee1Aguiar, Cristiane Silva-
dc.contributor.referee2Souza, Girlene Santos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enSexuality - Study and teachingpt_BR
dc.subject.enSchool - Elementary schoolpt_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Sexual_Anos_TCC_2013.pdf333,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.