Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Maria Anatália Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-03-10T20:40:17Z-
dc.date.available2023-03-10T20:40:17Z-
dc.date.issued2013-05-20-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2176-
dc.description.abstractOne of the main topics discussed today is the environmental issue. As a result of the whole process, this issue has acquired a particularly important role in education, adding values and attitudes aimed at sustainability. Due to human activities, nature has been degraded by the impacts, making it necessary interventions are made, starting with the process of awareness and attitudes that can be taken to avoid disrespect to the environment, and possibly an imbalance between man and nature. In view of this, this study consisted of an analysis of methodologies used by science teachers of the College Machado Bonaventure to address the theme Environmental Education. Thus, this paper is structured in four parts: introduction, theoretical framework, methodology, analysis and discussion of the results. The introduction is made up of a previous report on the subject, calling attention to the role of the individual in society where he lives and its contribution to environmental problems are mitigated. In the second part contains an analysis from the point of view of some theorists about the role of schools in shaping the individual, the proposal of PCNs on environmental education and even the environmental sustainability front. Already methodology describes where the research was conducted, the types of qualitative research used in data collection and a prior description about the objects of study (teachers and students). Although the results and discussion the teachers and students are asked about the most common problems in the environment where they live who would be responsible for solving environmental problems and methodologies which are used by science teachers in addressing environmental issues. Finally, we placed the point of view of the researcher and his contributions to future researchers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Ciênciaspt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectProfessores - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleEducação ambiental: uma análise das metodologias utilizadas pelos professores de ciências do Colégio Edivaldo Machado Boaventurapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUm dos principais temas discutidos na atualidade é a questão ambiental. Como resultado de todo o processo da ação do homem, esse tema adquiriu um papel importantíssimo principalmente na área educacional, agregando valores e atitudes voltados para a sustentabilidade. Devido à ação antrópica, a natureza vem sendo degradada com os impactos, tornando-se necessário que intervenções sejam feitas, iniciando pelo processo de conscientização, e sejam tomadas atitudes que possam evitar o desrespeito ao meio ambiente, e possivelmente um desequilíbrio entre o homem e a natureza. Diante disto, esta pesquisa constituiu-se numa análise das metodologias utilizadas pelos professores de Ciências do Colégio Edvaldo Machado Boaventura para abordar a temática Educação Ambiental. Sendo assim, este trabalho está estruturado em quatro partes: introdução, fundamentação teórica, metodologia, análise e discussão dos resultados. A introdução constitui-se de uma descrição prévia a respeito do tema, chamando a atenção para o papel do indivíduo na sociedade onde vive e sua contribuição para que os problemas ambientais sejam amenizados. Na segunda parte faz-se uma análise do ponto de vista de alguns teóricos a respeito do papel da escola na formação do indivíduo, a proposta dos PCNs sobre a educação ambiental e ainda a questão ambiental frente à sustentabilidade. Já a metodologia descreve o local onde a pesquisa foi realizada, o tipo de pesquisa que foi utilizada na coleta dos dados (qualitativa) e uma descrição prévia sobre os objetos de estudo (docentes e discentes). Nos resultados e discussões os professores e alunos são questionados sobre os problemas mais comuns no ambiente onde vivem, quem seriam os responsáveis para resolver os problemas ambientais e quais metodologias são utilizadas pelos professores de Ciências na abordagem dos temas ambientais. Por fim, foram colocados o ponto de vista do pesquisador e suas contribuições para futuros pesquisadores.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Liane Santos Sales-
dc.contributor.referee1Petitinga, Patrícia-
dc.contributor.referee2Almeida, Renato de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enEnvironmental education - Sciencespt_BR
dc.subject.enMethodologiespt_BR
dc.subject.enTeachers - Study and teachingpt_BR
dc.subject.enInterdisciplinaritypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Ambiental_Analise_TCC_2013.pdf835,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.