Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Katiane dos Santos-
dc.date.accessioned2023-02-27T20:34:56Z-
dc.date.available2023-02-27T20:34:56Z-
dc.date.issued2013-05-20-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2132-
dc.description.abstractLiteracy in Scientific Literacy perspective, within the context of science education, are axes that guide this work, whose relations advertising possibilities and weaknesses of acquiring scientific knowledge capable of articulating the social practice of students and teachers in the school setting. For both, it was aimed to investigate the pedagogical practices in science education from the perspective of Natural Scientific Literacy in two schools in Cruz das Almas - Bahia and its implications in the training of students of final years of elementary school. The research was based, the theoretical point of view, the contributions of Sasseron (2012), Santos (2007), Carvalho and Roberto (2012), Rose and Martins (2012), despite the central themes on which we discus along from the study. From the methodological point of view, the research is grounded in the case study, using semi-open questionnaire, applied to the students of 6th and 9th year of the Final Years and their teachers, in order to collect data. It is concluded that the practices from the perspective of Scientific Literacy and Scientific Literacy evidenced by the characterization of the indicator elements are fragile, because even when they are worked out, are not made consciously, with the Literacy and Scientific Literacy objective. Therefore, the results point to the need to discuss the concepts of literacy and scientific literacy in schools, as well as pedagogical practices to be geared toward teaching students to think, organize ideas, build coherent reasoning on the issues highlighted, and mainly relate reflections to your everyday life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Alfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino - Alfabetização científicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCiências da natureza - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA alfabetização científica no ensino e na aprendizagem de ciências da natureza: implicações e (in)efetividades nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA alfabetização na perspectiva do Letramento Científico, inseridos no contexto da Educação Científica, são eixos que norteiam este trabalho, cujas relações anunciam as possibilidades e fragilidades da aquisição de conhecimentos científicos passíveis de articular a prática social de alunos e professores no cenário escolar. Para Tanto, objetivou-se investigar as práticas pedagógicas no Ensino de Ciências Naturais na perspectiva da Alfabetização Científica em duas escolas no município de Cruz das Almas - Bahia e suas implicações na formação dos educandos dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa pautou-se, do ponto de vista teórico, nas contribuições de Sasseron (2012), Santos (2007), Carvalho e Roberto (2012), Rosa e Martins (2012), a despeito das temáticas centrais sobre as quais discorremos ao longo do estudo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se ancora na pesquisa de campo, com utilização de questionário semiaberto, aplicado junto aos alunos do 6° e 9º ano dos Anos Finais e seus professores, com vistas a coleta de dados. Conclui-se que as práticas na perspectiva da Alfabetização Científica e Letramento Científico evidenciadas pela caracterização dos elementos indicadores são frágeis, pois mesmo quando são trabalhados, não são feitos conscientemente, tendo a Alfabetização e Letramento Científicos como objetivo. Portanto, os resultados apontam para a necessidade de debater os conceitos de Alfabetização e Letramento Científicos nas escolas, bem como das práticas pedagógicas se orientarem na direção de ensinar aos alunos a pensarem, organizem ideias, construírem raciocínio coerente sobre os temas em evidência, e, sobretudo, relacionem as reflexões com o seu cotidiano.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Neilton da-
dc.contributor.referee1Souza, Liane Santos Sales-
dc.contributor.referee2Poy, Cecília Dominical-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enScientific literacypt_BR
dc.subject.enTeaching - Scientific literacypt_BR
dc.subject.enLearning - Scientific Literacypt_BR
dc.subject.enNatural Sciences - Teachingpt_BR
dc.subject.enElementary schoolpt_BR
dc.subject.enScientific literacypt_BR
dc.subject.enPedagogical practicept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetizacao_Cientifica_Ensino_TCC_2013.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.