Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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dc.creatorAlmeida, Marilene Silva dos Santos de-
dc.date.accessioned2022-12-07T19:39:30Z-
dc.date.available2022-12-07T19:39:30Z-
dc.date.issued2019-03-19-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marilene Silva dos Santos de. A Feira Livre de Muritiba: organização territorial e política. 76 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1881-
dc.description.abstractThe free fair is the oldest periodic retail trade, in the public space, inferior circuit and itinerant with two functions: economic and fun, outdoors with tents covered with canvas, organized side by side. In this socio-occupational space is where there happens exchanges and sales of products, besides sociabilities. This spatial territory, which for Saquet (2012) is a place of relations from the appropriation and production of geographic space, always linked to social control and domination. That for Abreu (2016) this immediacy materializes by the inclination to technicism, as a strategy of "poverty management", aiming at the management and improvement of the conditions considered unfavorable of the "public / social segments". This work had as a concern to understand how the fairgrounds of the free fair of Muritiba understand this social space, aiming to discuss the territorial and political organization of the free fair of Muritiba according to the fairgrounds. The methodology used to reach the objectives followed the qualitative and quantitative research method, with semistructured questionnaires for interviews with the marketers. The results obtained revealed the profile of the marketers, as well as their motivations, difficulties and expectations. In view of the results, it was concluded that although they are very satisfied with the work environment, these professionals recognize the lack of organization as a structural difficulty in their daily life, which can be solved by the municipal public power. Another characteristic observed during the research is the distancing and disunion of the marketers, motives that cause problems and difficulties to worsen even more and without resolution, in addition to the precarizations that exist in this inferior circuit of the economy. Thus, it is expected that the transformations that materialize in this socio-occupational space represent the freedom of these social subjects, which revealed marked characteristics of this tradition of exchange and sale in the free fair, thus strengthening the professional practice of the social worker that falls within this scope territorial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeira livrept_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectMuritiba (BA)pt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectCircuitos da economiapt_BR
dc.titleA Feira Livre de Muritiba: organização territorial e políticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA feira livre é o mais antigo comércio varejista periódico, no espaço público, circuito inferior e itinerante com duas funções: econômica e de divertimento, ao ar livre com barracas cobertas de lona, organizadas lado a lado. Nesse espaço sócio-ocupacional é onde acontece trocas e vendas de produtos, além das sociabilidades. Esse território espacial, que para Saquet (2012) é um lugar de relações a partir da apropriação e produção do espaço geográfico, sempre ligado ao controle e a dominação social. Que para Abreu (2016) esta imediaticidade se materializa pela inclinação ao tecnicismo, como estratégia de “gestão da pobreza”, objetivando o gerenciamento e a melhoria das condições consideradas desfavoráveis do “público/segmentos sociais”. Esse trabalho teve como inquietação perceber como os feirantes da feira livre de Muritiba compreendem esse espaço social, objetivando discutir a organização territorial e política da feira livre de Muritiba segundo os feirantes (barraqueiros). A metodologia utilizada para alcançar os objetivos seguiu o método de pesquisa qualitativa e quantitativa, com questionários semiestruturados para entrevistas com os feirantes (barraqueiros). Os resultados obtidos revelaram o perfil dos feirantes (barraqueiros), bem como suas motivações, dificuldades e expectativas. Diante dos resultados concluiu-se que embora bastante satisfeitos com o ambiente de trabalho, estes profissionais reconhecem a falta de organização como dificuldade estruturais no seu cotidiano, que pode ser resolvida pelo poder público municipal. Outra característica observada durante a pesquisa é o distanciamento e desunião dos feirantes, motivos que levam os problemas e as dificuldades se agravarem ainda mais e sem resolução, além das precarizações existentes nesse circuito inferior da economia. Assim, espera-se que as transformações que se materializa nesse espaço sócio-ocupacional represente a liberdade desses sujeitos sociais, que revelou características marcantes dessa tradição de troca e venda na feira livre, fortalecendo assim o exercício profissional do assistente social que se insere nesse âmbito territorial.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Ávila, Heleni Duarte Dantas de-
dc.contributor.referee1Nascimento, Jucileide Ferreira do-
dc.contributor.referee2Godinho, Luís Flávio Reis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enFree fairpt_BR
dc.subject.enTerritorypt_BR
dc.subject.enPrecariousnesspt_BR
dc.subject.enEconomy circuitspt_BR
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