Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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dc.creatorLopes, Josilene do Rosário-
dc.date.accessioned2022-12-07T19:35:05Z-
dc.date.available2022-12-07T19:35:05Z-
dc.date.issued2019-08-06-
dc.identifier.citationLOPES, Josilene do Rosário. Educação e profissionalização de jovens em conflitos com a lei: garantias legais e implicações na acessibilidade. 56 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1871-
dc.description.abstractThis is a course completion paper that refers to the verification of the application of welcome to a role that is not framed in the context of socio-educational actions. There was not high school and professionalization for resocialization in adolescents. The study analyzes the compliance with the measure of hospitalization, that is, the profile and experience of the adolescent or the woman with whom the child is serious and the theories of crime in the reality phase: causality and consequences. We consider the fulfillment of the measures from the ECA accordingly, the learning and learning of them, in order to make the adolescent responsible, schooling and professional to reinsert him / her to social life. Investigation from a perspective from the perspectives the empire to an educational and social state to the age of decore of perpendible decultive by the phase of pejorative hip, consequent. penalizing social and state actions from the earliest days, to the appealing phase of charitable custody until the current period of full protection by the citizen communities, the law and adolescents in conflict with Sinase law. You can be taken into account when facing IT staff, such as people who are unemployed and especially what is happening to the unemployed. This sequence discusses the importance of money and the role of the state as a guarantor of the youth's entry into the formal labor market with real chances of obtaining their subsistence and autonomous development and the repercussion of its omission either on the marginalization of adolescence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAto infracionalpt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativapt_BR
dc.titleEducação e profissionalização de jovens em conflitos com a lei: garantias legais e implicações na acessibilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de trabalho de trabalho de conclusão de curso que concerne na averiguação da aplicabilidade das garantias legais no acesso aos direitos sociais inseridos no contexto de cumprimento de medidas socioeducativas. Procura-se explorar a importância da escolarização e profissionalização para ressocialização de adolescentes autores de ato infrações que os remeteram as conflitantes com a lei e, os impactos fornecidos nesse processo. O estudo analisa o cumprimento de medida de internação, ou seja, o perfil e a vivência do adolescente ou jovem que cometeu ato grave e as implicações da associação ao crime nessa fase ao que tange:causalidade e consequências. Consideramos o cumprimento das medidas a partir do ECA em consonância o Sinase no estado da Bahia e a práticas das mesmas no intuito de responsabilizar, escolarizar e profissionalizar o adolescente para reinseri-lo ao convívio social. Investiga-se a partir dessa perspectiva a trajetória histórica em que torna o indivíduo nessa faixa etária e nesse grau de desenvolvimento biológico e social um adolescente e a concepção dessa categoria em sociedade ao decorrer dos anos perpassando pela fase de criação do estigma pejorativo, consequentemente o caráter penalizante com o qual as ações sociais e estatais desde os primórdios dirigidas, para fase apelativa a caridade de custódia até a o período vigente da proteção integral possibilita pela Constituição cidadã, pelo Eca e para adolescentes em conflitos com a lei o Sinase. Os estudos tiveram passagem pela necessidade de acesso aos direitos básicos como educação e o processamento em que ela se dá para adolescentes negros e pobres em especial o infrator como também pelo desejo aguçado nessa fase de ter e possuir impelidos pela ausência dos estudos que viabilizam empregos, mediante essa sequencia discute-se a importância do dinheiro e o papel do Estado enquanto garantidor do ingresso do jovem no mercado formal de trabalho com chances reais de garantir sua subsistência e desenvolvimento autônomo e a repercussão da omissão do mesmo refletida na marginalização da adolescência.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcela Mary José da-
dc.contributor.referee1Oliveira, Antônio Eduardo Alves de-
dc.contributor.referee2Godinho, Luís Flávio Reis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enAdolescentpt_BR
dc.subject.enInfringement Actpt_BR
dc.subject.enProfessionalizationpt_BR
dc.subject.enSocio-educational measurespt_BR
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