Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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dc.creatorOliveira, Lívia Santana-
dc.date.accessioned2022-12-07T18:52:14Z-
dc.date.available2022-12-07T18:52:14Z-
dc.date.issued2018-05-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lívia Santana. (Des) assistência estudantil: implicações a permanência na educação superior . 71 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1860-
dc.description.abstractThis paper presents a discourse about the Student Assistance Policy and conditional social protection in the context of neoliberalism in Brazil. It seeks to identify the place of student assistance in social protection and the limits of student assistance on neoliberal hegemony. The research has as a reference the policy of permanence in the scope of the Federal University of the Recôncavo of Bahia - UFRB, a policy focused on permanence in higher education as a social right and expansion of citizenship. Emphasis is placed on the process of reforming higher education by strengthening the privatization of public higher education institutions. The study has deepened the understanding of the neoliberal project and its implications in social protection, emphasizing the education policy; the scrapping of the public universities is evident, having as justification the expansion of the vacancies in HEI. The research was carried out through a bibliographical and documentary review, carrying out a bibliographical survey with the objective of guiding the ideas. Through the bibliographic review was carried out a contextualization on the policy of student assistance in social protection, concepts about neoliberalism its advent and the limitations of politics as a right. We also brought characterizations of the PNAES, explaining such a policy listed in PROPAAE and PPQ, emphasizing the evasion phenomena present in universities, their concepts, factors and causes.The theme was studied from these processes, motivating this study in a contextualized way, and the implications of staying in higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRBpt_BR
dc.title(Des)assistência estudantil: implicações a permanência na educação superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma discussão acerca da Política de Assistência Estudantil e proteção social condicionada no contexto do neoliberalismo no Brasil. Busca identificar qual o lugar da assistência estudantil na proteção social e os limites da assistência estudantil sobre a hegemonia neoliberal. A pesquisa tem como referência a política de permanência no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, política voltada pra permanência no ensino superior como direito social e ampliação da cidadania. Dá ênfase ao processo de reforma ao ensino superior e a privatização das instituições de ensino superior pública. O estudo se aprofundou na compreensão do projeto neoliberal na proteção social, enfatizando a política de educação, percebe-se o sucateamento das universidades públicas tendo como justificativa a ampliação as vagas nas IES. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental, realizando levantamento bibliográfico com o objetivo de nortear as ideias. Através da revisão bibliográfica foi realizada uma contextualização sobre a política de Assistência Estudantil na proteção social, conceitos acerca do neoliberalismo seu advento e as limitações a política como direito. Trouxemos também caracterizações da PNAES, explicando tal política elencados a PROPAAE e PPQ, enfatizando a evasão fenômeno presente nas universidades, seus conceitos, fatores e causas. O tema fora estudado a partir desses processos, motivando este estudo de forma contextualizada, e as implicações a permanência no ensino superior.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Fabricio Fontes de-
dc.contributor.referee1Clemente, Márcia da Silva-
dc.contributor.referee2Miranda, Valéria dos Santos Noronha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enStudent assistancept_BR
dc.subject.enEvasionpt_BR
dc.subject.enNeoliberalismpt_BR
dc.subject.enFederal University of Recôncavo da Bahia – UFRBpt_BR
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