Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Raiana Judith-
dc.date.accessioned2022-12-06T14:27:46Z-
dc.date.available2022-12-06T14:27:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationVAZ, Raiana Judith. Análise das interrelações entre cultura e educação no currículo dos anos finais do ensino fundamental em Santo Amaro/BA. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1741-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the interrelations between culture and education in the practice of teaching culture in the final years (6th to 9th grade) of Elementary School in the municipality of Santo Amaro (BA). In order to carry out this research, this work identified and analyzed some effects of the implementation of the following education policies and laws: National Education Guidelines and Framework Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96); Lei 10.639/03, which made the teaching of African and Afro-Brazilian Culture and History obligatory in public and private schools; Law 11.645 / 08, which included the mandatory teaching of the History and Culture of Brazilian indigenous people; the National Culture Plan (PNC) and the Municipal Culture Plan (PMC), as well as the curriculum matrix for Elementary School established by the Santo Amaro Municipal Secretariat of Education. The results from this research indicate that, in the municipality of Santo Amaro, it was necessary to create a specific subject in order to comply with the current legislation, as well as to deepen the dialogue between the national and municipal culture plans and the education guidelines of the municipality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura e educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Santo Amaro (BA)pt_BR
dc.subjectSanto Amaro (BA)pt_BR
dc.titleAnálise das interrelações entre cultura e educação no currículo dos anos finais do ensino fundamental em Santo Amaro/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar as interrelações entre a cultura e a educação existentes na prática do ensino da cultura nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental do município Santo Amaro (BA). Para efetivação dessa pesquisa, este trabalho identificou e analisou alguns efeitos da implementação das seguintes leis e políticas educacionais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação; da Lei 10.639/03, que obriga o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira em escolas públicas e privadas; Lei 11.645/08, dando a obrigatoriedade ao ensino da História e Cultura Indígena; Plano Nacional de Cultura – PNC e Plano Municipal de Cultura (PMC), além da matriz curricular para o Ensino Fundamental estabelecida pela Secretaria de Educação do Município de Santo Amaro. O resultado da pesquisa constatou que, no município de Santo Amaro, fez-se necessário a criação de uma disciplina específica para o cumprimento da legislação vigente, bem como para aprofundar o diálogo entre os planos nacional e municipal de cultura e as diretrizes educacionais do município.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Rubens da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.enCulture and educationpt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enCurriculum - Elementary schoolpt_BR
dc.subject.enElementary school - Santo Amaro (BA)pt_BR
dc.subject.enSanto Amaro (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CECULT - Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise_Interrelacoes_Entre_TCC_2019.pdf383,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.