Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Ivan Domingos-
dc.date.accessioned2022-10-20T20:16:02Z-
dc.date.available2022-10-20T20:16:02Z-
dc.date.issued2018-03-06-
dc.identifier.citationAMARAL, Ivan Domingos. Belo Horizonte Mandir: da iconografia de Jagannatha, Baladeva e Subhadra á etnografia da vivência dos seus rituais. 2018. 117 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1641-
dc.description.abstractThis Course Completion Work on images of the Vaishnava temple in Belo Horizonte, State of Minas Gerais (Brazil), founded in 1986, aims to study the Deity Sculptures: Jagannatha, Baladeva and Subhadra, (RAVI, 1984). whereas the context and history of Vaishnavism, based on the sacred scriptures of ancient India.Its transposition to the West and, in particular, to the temple community where these sculptural forms are located. It is based on principles that guide Iconography, Iconology, Documentation and Ethnographic methods when approaching the pieces, as well as the observation and contextualization of ritualistic experiences in this sanctuary. The follow-up survey of icon worship practices brings the attempt to understand and expose the relationships between adepts and deities. describes and interprets the meaning of the ritual representations and practices of bhakti-yoga, as cook and offer food to materially reproduced deities, based on texts of Vedic culture and religion and in Brazilian academic authors dedicated to the study of religions and are embedded in this philosophy. The research concludes that there is a elevated relationship, transcendental and centered in the devotional service developed in the daily life of devotees and in the events that make effective and concrete the transcendence in Belo Horizonte Mandir. Personifications play a strong role in this process and the understanding of devotees is that all the images present in this shrine represent Krishna, considered one by those who believe in him, expanding in boundless respects because of his omnipotence and mercy towards his devotee.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBelo Horizonte Mandirpt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectIconologiapt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectBelo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titleBelo Horizonte Mandir: da iconografia de Jagannatha, Baladeva e Subhadra á etnografia da vivência dos seus rituaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso sobre imagens do templo vaishnava em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais (Brasil), fundado em 1986 tem por objetivo estudar as esculturas das deidades: Jagannatha, Baladeva e Subhadra, (RAVI,1984). Considerando o contexto e a história do Vaishnavismo, baseado nas escrituras sagradas da antiga Índia. A sua transposição para o Ocidente e, em particular para a comunidade do templo onde se situam estas formas escultóricas. Baseia-se em princípios que norteiam a Iconografia,a Iconologia, a Documentação e os métodos Etnográficos ao fazer a abordagem das peças, assim como a observação e contextualização das vivências ritualísticas neste santuário. A pesquisa com acompanhamento das práticas de adoração aos ícones traz o intento de compreender e expor as relações entre adeptos e deidades. Descreve e interpreta o significado das representações e das práticas rituais do bhakti-yoga, como cozinhar e oferecer alimentos às deidades materialmente reproduzidas, com base em textos da cultura e religião védica e em autores acadêmicos brasileiros que se dedicam ao estudo das religiões e estão inseridos nesta filosofia. A pesquisa conclui que há uma relação elevada, transcendental e centralizada no serviço devocional desenvolvido no cotidiano dos devotos e nos acontecimentos que tornam efetiva e concreta a transcendência no Belo Horizonte Mandir. As personificações exercem forte papel neste processo e a compreensão dos devotos é que todas as imagens presentes neste santuário representam Krishna, considerado um só pelos que nele creem, expandindo-se em ilimitados aspectos devido a sua onipotência e misericórdia para com o seu devoto.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Pêpe, Suzane Pinho-
dc.contributor.referee1Perteado Júnior, Wilson Rogério-
dc.contributor.referee2Santiago, Camila Fernanda Guimarães-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.subject.enIconologypt_BR
dc.subject.enSculpturept_BR
dc.subject.enIconographypt_BR
dc.subject.enEthnographypt_BR
dc.subject.enImagept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Belo_Horizonte_Mandir_TCC_2017.pdf13,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.