Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Modos de vida e agroeocologia na comunidade quilombola renascimento dos negros no município de Iraquara – Bahia
Autor(es): Alves, Eliete de Jesus
Orientador(a): Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Membro(a) da banca: Reis, Maíra Lopes dos
Membro(a) da banca: Carvalho, Franklin Plesmann de
Membro(a) da banca: Júnior, Ricardo Ferreira Lio Znumbi dos Santos
Referência: ALVES, Eliete de Jesus. Modos de vida e agroeocologia na comunidade quilombola renascimento dos negros no município de Iraquara – Bahia, Amargosa-BA. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso é fruto de uma pesquisa no curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias, no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), campus Amargosa - BA. Também está vinculada com estudos no grupo de pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM / UFRB / CFP), em especial a linha intitulada Educação no/do Campo, Identidades, Sujeitos, Textos e Contextos. A investigação teve como o objetivo analisar narrativas sobre os modos de vida e agroecologia em famílias camponesas da comunidade Quilombola Renascimento dos Negros no município de Iraquara – Bahia. Nesse processo problematizamos o cotidiano de trabalho, desenvolvimento e a relação dos modos de vida existentes com a dinâmica agroecológica. Para a realização do trabalho partimos de uma abordagem qualitativa, como instrumento de produção de dados a revisão de literatura e entrevistas com pessoas da comunidade. Dois eixos orientaram as entrevistas (1) modos de vida e existência quilombola e (2) agroecologia, trabalho e soberania alimentar. Como resultados, em síntese, anunciamos a importância de refletir sobre as experiências de organização coletiva advindas dos modos de vida quilombola (destaque a associações, articulações estaduais e nacionais, espaços coletivos que lutam por direitos); Importante investir em estratégias de valorização da identidade quilombola para fortalecer a comunidade; Investir na luta contra o racismo e nesse caminho fortalecer as experiências com a educação escolar quilombola, para garantir espaços de reconhecimento da nossa cultura; A importância de refletir sobre questões agrárias envolvendo meio ambiente, clima e como essas dimensões implicam na produção (fonte de renda) da comunidade de Renascimento dos Negros, desde as formas de plantio, oportunidades de trabalho e saúde da comunidade; Afirmar a herança agroecológica dos povos tradicionais (indígenas e quilombolas) como uma expressão de nossos modos de vida e trabalho junto a natureza, superando modelos convencionais de exploração (racista, capitalista, patriarcal) e as formas de desigualdades que geram exclusão.
Palavras-chave: Educação do campo
Modos de vida
Quilombolas
Agroecologia
Resumo em espanhol: El trabajo de conclusión del curso es el resultado de una investigación en la Licenciatura en Educación Rural con énfasis en Ciencias Agrarias, en el Centro de Formación de Profesores de la Universidad Federal de Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), campus Amargosa - BA. También está vinculado a los estudios del grupo de investigación Enseñanza, Currículo y Formación (DOCFORM/UFRB/CFP), en particular la línea Educación en/desde el Campo, Identidades, Sujetos, Textos y Contextos. La investigación tuvo como objetivo analizar narrativas sobre modos de vida y agroecología en familias campesinas de la comunidad Quilombola Renascimento dos Negros en el municipio de Iraquara - Bahia. En este proceso, problematizamos el trabajo cotidiano, el desarrollo y la relación entre los modos de vida existentes y las dinámicas agroecológicas. Para la realización del trabajo se partió de un enfoque cualitativo, como instrumento de producción de datos, la revisión bibliográfica y entrevistas a personas de la comunidad. Dos ejes guiaron las entrevistas (1) formas de vida y existencia quilombola y (2) agroecología, trabajo y soberanía alimentaria. En consecuencia, en síntesis, anunciamos la importancia de reflexionar sobre las experiencias de organización colectiva surgidas de los modos de vida quilombolas (énfasis en el asociacionismo, articulaciones estatales y nacionales, espacios colectivos de lucha por los derechos); Es importante invertir en estrategias de valorización de la identidad quilombola para fortalecer la comunidad; Invertir en la lucha contra el racismo y de esta manera fortalecer experiencias con la educación escolar quilombola, para garantizar espacios de reconocimiento de nuestra cultura; La importancia de reflexionar sobre las cuestiones agrarias que involucran el medio ambiente, el clima y cómo estas dimensiones implican la producción (fuente de ingresos) de la comunidad Renascimento dos Negros, desde las formas de siembra, las oportunidades de trabajo y la salud de la comunidad; Afirmar el patrimonio agroecológico de los pueblos tradicionales (indígenas y quilombolas) como expresión de nuestras formas de convivir y trabajar con la naturaleza, superando los modelos convencionales de explotación (racista, capitalista, patriarcal) y las formas de desigualdad que generan exclusión.
Palavra em espanhol: Educación rural
Modos de vida
Quilombolas
Agroecología
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 14-Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2994
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